É tudo dele.
Novak Djokovic pode aos 34 ganhar tudo – TU-DO.
Depois de Wimbledon, o céu é o limite (ou não, já que vimos Richard Branson ir ao espaço no seu foguetão).
O sérvio fez mais história ao vencer neste domingo a final de Wimbledon – com isso juntou-se ao suíço Roger Federer (8º) e do espanhol Rafael Nadal (3º) como os maiores vencedores de majors, com 20 títulos cada um.
Djokovic era favorito e venceu como um favorito – venceu Wimbledon pela sexta vez.
Venceu o italiano Matteo Berrettini por 6(4)/7, 6/4, 6/4 e 6/3 em pouco mais de 3 horas (3h23m).
«Quando era ainda miúdo na Sérvia criei um troféu de Wimbledon com materiais improvisados que tinha no meu quarto. Hoje tenho seis troféus de Wimbledon. É incrível»
The Novak Djokovic edition#Wimbledon | @DjokerNole https://t.co/6LLPLEQUxC pic.twitter.com/UvyZRv7mHV
— Wimbledon (@Wimbledon) July 11, 2021
Primeiro italiano na final de Wimbledon
Berrettini perdeu mas saiu em grande.
Foi o primeiro italiano na história a atingit a final de Wimbledon – e foi a sua estreia em finais de um major.
A última vez que a Itália teve um vencedor de um Grand Slam masculino foi em 1976: em Roland Garros com Adriano Panatta.
Foi o 3º encontro entre Djokovic e Berrettini: o sérvio ganhou todos.
Djokovic venceu 8 dos 10 sets disputados.
Respect 🤝 pic.twitter.com/xziq4qEcaW
— Wimbledon (@Wimbledon) July 11, 2021
7ª final – 6º título
Foi a sétima final e o sexto título conquistado por Djokovic na relva inglesa.
O sérvio conta no CV com os triunfos de Wimbledon em 2011, 2014, 2015, 2018 e 2019.
Em 2013, ele foi vice-campeão.
Apenas o norte-americano Pete Sampras (7 títulos), o britânico William Renshaw (7 títulos) e Roger Federer (8 títulos) estão à frente do atual número 1 mundial.
Congratulations Novak. Amazing achievement, you are on your way to a Grand Slam. Matteo, you played a fantastic tournament and I have no doubt your time will come. https://t.co/bRY6J8B9Lx
— Rod Laver (@rodlaver) July 11, 2021
O número 20
Foi a 30ª final do Grand Slam da carreira de Djokovic,: venceu 20- tem um aproveitamento incrível de 66,6%.
Este ano o sérvio leva 18 vitórias consecutivas – em Wimbledon essa invencibilidade é maior (a sua última derrota no torneio londrino foi em 2017, quando perdeu para o checo Tomas Berdych).
Repetir 1969
Djokovic não se deve ficar por aqui. E fazer o que poucos fizeram.
Pode vencer os quatro Grand Slams do ano — além de Wimbledon, o sérvio venceu o Open da Austrália e Roland Garros.
3 down. 2 to go.
Chasing greatness. pic.twitter.com/wxtmuIy3dH
— Wimbledon (@Wimbledon) July 11, 2021
O último tenista a fazer os 4 no moesmo ano foi o australiano Rod Laver em 1969: só tem de vencer o US Open no final de agosto (tem 3 vitórias naquela superfície em 2011, 2015 e 2018).
Ouro em Tóquio
Já confirmado nos Jogos de Tóquio, Djokovic pode conquistar também o chamado Golden Slam – é o conjunto de títulos dos 4 Slams mais a medalha de ouro olímpica.
Não chega?
*CTRL+V*#Wimbledon | @DjokerNole https://t.co/2eznBGqvVs pic.twitter.com/vmMOVkeYJf
— Wimbledon (@Wimbledon) July 11, 2021