Bruninho é adepto do Santos e foi insultado por ter pedido a camisola do guarda-redes do rival Palmeiras no final do jogo na Vila Belminro (estádio do Santos).
A criança tem 9 anos e o vídeo que fez a pedir desculpas abanou o futebol brasileiro.
Várias figuras públicas deram a cara a defender Bruninho – e várias lendas do futebol do Brasil também.
Entre elas Pelé (lenda máxima do Santos), Neymar (antigo jogador do Santos), Romário ou Gabigol.
Bruninho, uma criança santista, pede desculpa para quem se ofendeu por ele ter pedido (e ganhado) a camisa do Jailson, do Palmeiras.
Sim, uma criança pede desculpa para adultos ofendidos. pic.twitter.com/ERx6q0Ekw8
— Lucas Musetti Perazolli (@lucas_musetti) November 9, 2021
Abel também falou sobre o caso
No final do jogo desta quarta-feira do Palmeiras com o Goianense, Abel também se pronunciou sobre o caso, ocorrido na jornada anterior com a sua equipa.
O rapaz foi ter com Jaílson, o guarda-redes suplente da equipa de Abel Ferreira, para ficar com uma recordação.
Abel defendeu a criança e disse estar orgulhoso por várias figuras de peso e responsabilidade darem a cara por Bruninho.
«Precisamos de muitos Bruninhos. Às vezes é preciso um mau exemplo para as pessoas perceberem o que é cultura desportiva» Abel
Bruninho relata pânico ao ser hostilizado por torcedores do Santos na Vila: "Medo de morrer"
Em entrevista ao ge, garoto fala sobre momentos de tensão que viveu e se mostra temeroso em voltar aos jogos do Peixehttps://t.co/MvjWEe5bEj
— ge (@geglobo) November 10, 2021
Pelé também tinha ídolo do Palmeiras
A maior figura do futebol brasileiro – e lenda eterna também do Santos (único clube que teve no Brasil) – também defendeu Bruninho.
O Rei lembrou que em criança também tinha um ídolo palmeirense e publicou uma foto sua ao lado de Vavá.
Bruninho, você não precisa pedir desculpas por ser apaixonado por futebol. O nosso esporte é lindo, mas seria melhor se todos torcedores tivessem o seu coração. Como pode ver na foto, eu também tinha meu ídolo no Palmeiras, viu? Seja sempre feliz! pic.twitter.com/1iXPNyNA3k
— Pelé (@Pele) November 9, 2021
Insultos e ameaças
Bruninho joga na formação do Santos, mas também admira Jaílson.
A derrota (mais uma) do Santos e os ânimos exaltados dos adeptos santistas voltaram-se contra a criança.
Insultada e ameaçada por parte dos adeptos do Santos por ter recebido.
Jaílson deu a sua camisa para uma criancinha santista que é seu fã.
Segundos depois, alguns torcedores do Santos foram brigar com o pai do menino.
Eu não sei nem comentar uma parada dessa. Que mundo doente do caralho 😪 pic.twitter.com/xNjqvmfxRW
— Amorim Podporco (@gabrilamorim) November 9, 2021
Foi a seguir a esse incidente que levou Bruninho – sem o pai saber – a publicar um vídeo, vestido com uma camisola do Santos, a assumir ser santista e a dizer que queria devolver a camisola.
«Desculpa se alguém se ofendeu porque peguei a camisa do Jaílson, é que eu gosto muito dele. Eu não sou palmeirense, é que eu gosto muito do Jaílson. Não sou palmeirense, eu sou santista»
Jaílson falou com Bruninho
O próprio Jaílson fez uma videochamada com Bruninho: ”Que sorriso lindo. Deus abençoe você sempre”, escreveu o guarda-redes junto a um print da chamada.
E Weverton publicou um vídeo nas redes sociais: “Independente de você ser santista, você tem direito de gostar de quem você quiser e tem o direito de torcer para quem você quiser”.
Neymar falou de tristeza
Neymar correu rápido a defender o rapaz.
Postou ao lado de uma foto de Bruninho com a camisola do Santos e disse que ele era gigante.
Romário foi mais longe e disse para a criança ficar com a camisola.
«Galera, olha que absurdo! Parabéns, Bruninho! Adorei as suas palavras e não devolva a camisa. Deixe esses imbecis e idiotas falarem essas besteiras. Você merece a camisa que ganhou»
Gabriel Barbosa disse que lhe ia mandar uma camisola: atualmente no Flamengo, foi formado no Santos.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Gabigol e Tardelli deram apoio ao garoto Bruninho, que foi hostilizado por parte da torcida do Santos após pegar uma camisa de Jailson, goleiro do Palmeiras! pic.twitter.com/aR6p1f6KYa
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) November 9, 2021
Santos, comunicado e prenda
O Santos foi também ele obrigado a vir a público defender Bruninho.
Emitiu um comunicado e anunciou que iria convidar o pai e o filho para o próximo jogo da equipa em casa.
Marinho dedica vitória do Santos para Bruninho, jovem torcedor hostilizado por pedir camisa para Jailson, do Palmeiras, e oferece seu próprio uniforme do jogo contra o Bragantino para a criança: "É fanático pelo Santos" pic.twitter.com/Yzeg3nVTul
— ge (@geglobo) November 11, 2021
«O Santos FC já entrou em contato com Moisés, o pai do Bruno do Nascimento, para minimizar o impacto dos transtornos causados por poucos torcedores exaltados no final do jogo com o Palmeiras. Para manter sua paixão pelo Peixe, Bruninho foi convidado para assistir ao jogo com o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, desta vez no camarote. O Clube não compactua com qualquer tipo de violência e se solidariza com a criança, que é um dos mais novos Meninos da Vila, conhecido pelo elenco, por sempre estar apoiando o time no portão do CT Rei Pelé»
De volta à Vila Belmiro, Bruninho é recebido pelos jogadores do Santos antes do duelo contra o Bragantino pic.twitter.com/Uej4tDw3cx
— ge (@geglobo) November 10, 2021