A internet é um sítio maravilhoso, até para quem procura novas oportunidades de se manter ocupado. É o caso de Cait Glasson, uma reformada de 53 anos, ou vá, se quiser, “Old Lady Plays”, que quer contrariar duas ideias: a de que nunca se é velho para se aprender a fazer alguma coisa nova, e a de que ser mulher não é impedimento para saber que, por vezes, um 4-4-2 losango não é a melhor escolha.
Sim, Cait tem um canal de youtube, com mais de mil subscritos, onde joga Football Manager. Mais: na sua rubrica “Basquing in Glory”, ficámos a saber que venceu a La Liga e a Copa del Rey pelo Atlético de Bilbau. É preciso recuar à época de 1983/84 para vermos os bascos a levantar o caneco, fazendo assim o seu segundo bicampeonato na história, que só tinha sido possível nos anos 30. Dá que pensar.
Talvez o mais fascinante é ver a “old lady” a ficar surpreendida, no episódio 60, de final de temporada no ano de 2026, com os prémios que foram atribuídos aos seus jogadores. Por exemplo, se virem o vídeo abaixo, Cait faz um relato, muito suave e monocórdico, do golo da temporada, de Álvaro Nuñez, numa vitória onde o Athletic arrumou o Olympiakos por 7-0.
“Foi um bom dia”, comenta a certa altura. Se isso não o convencer, é ouvi-la a falar em espanhol. Ou a refilar porque o computador avariou e, por isso, daquela vez não houve live streaming.
Tudo começou no Reddit, quando alguém fez um posto para “deixar a old lady muito feliz”. E assim foi, passou de ter vídeos com 40 ou 60 views, para quase triplicar. Houve até um utilizador que se demonstrou surpreendido pela jornada gloriosa de Cait em Espanha.
“Final da Liga Europa com o Atlético? Nossa senhora, isso é incrível”, escreveu. Sim, aconteceu na Áustria, no episódio 57, com esta “treinadora virtual”, muito nervosa e até fazer comentários próprios de um Jorge Jesus: “como é que isto não é penálti? Não faças isto, não faças aquilo”, comenta durante o live do jogo. Acabou por perder o jogo por 2-1 no prolongamento. O golo aos 15’ (no vídeo) do Manchester United fez com que esta youtuber fizesse uma das melhores caras de desolação de sempre.
Mas quem é esta mulher que começou tudo isto em 2017 e que surge, em forma de boneco, num corpo de alguém de fato de treino? Uma antiga tradutora de Waterloo, no Canadá que já foi jogadora, árbitra e treinadora. E agora é gamer. Começou por jogar a versão trial do FM em 1998, depois, “ficou viciada”, como confessou ao “Sportbible”, em entrevista.
O canal vai crescendo assim como a sua conta de Twitter, onde “Old Lady” diz que pode ajudar na tradução de séries. Mas não só: também dá dicas de como jogar, faz retweets de outros criadores de conteúdo, e ajuda inclusivamente a pronunciar correctamente aqueles jogadores ou equipas mais difíceis. Pode ser que, depois de ver os vídeos da “Old Lady” consiga pronunciar Sokratis Papastathopoulos. Não? É tentar outra vez, sempre lhe dá mais uma view.