Serena vai deixar os courts.

https://news.moosh.pt/futebol/a-moosh-mudou-muda-connosco/

A norte-americana escolheu o próximo US Open para se despedir.

A tenista, dona de 23 Grand Slam, é capa da Vogue: é aí que fala em adeus e diz que quer ser mãe outra vez.

E como não é Tom Brady não pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

 

 

Ser mãe (e não ser homem)

É o adeus de umas das maiores campeãs do ténis, só atrás de Margaret Court, com 24 Majors.

Mas Serena é muito mais do que uma atleta. É lider de uma geração de empoderamento das mulheres e de reivindicação dos afro-descendentes.

 

 

“Nunca quis escolher entre o ténis e a família. Não acho que seja justo. Se eu fosse um rapaz, não teria de escrever isto porque estaria lá fora, a jogar e a ganhar enquanto a minha mulher estaria a fazer o trabalho físico de aumentar nossa família”, diz Serena na Vogue.

«Talvez eu seria mais como Tom Brady se tivesse a oportunidade», diz sobre o quarterback da NFL, que continua a jogar aos 45 anos

 

Serena, um cartoon e o mundo dividido em dois

 

Williams, de 40 anos fala, fala em contagem decrescente.

«Não tenho palavras para vos agradecer. Vocês ajudaram-me em tantas vitórias e na conquista de tantos troféus. Vou sentir falta dessa versão, dessa rapariga que jogou ténis. E vou sentir a vossa falta», escreve na Vogue.

 

 

A tenista venceu o seu último Grand Slam em 2017 e tem lutado arduamente por uma difícil 24ª vitória que a tornaria empatada com a australiana Margaret Court, tenista que detém o recorde de maior número de Majors.

«Nunca gostei da palavra reforma. Não me parece uma palavra moderna. Tenho pensado no assunto como uma transição, mas quero ser delicada quanto à maneira pela qual uso essa palavra, que significa algo de muito específico e importante para uma comunidade de pessoas»

“Talvez a melhor palavra para descrever o que estou a planear seja evolução. Estou aqui para lhes dizer que estou a evoluir para lá do ténis, em direção a outras coisas que são importantes para mim”.

 

 

Williams disse que ela e o marido, Alexis Ohanian, planeiam ter outro filho.

“Há alguns anos, criei discretamente a Serena Ventures, uma empresa de capital para empreendimentos. Logo depois disso, comecei uma família. Quero que essa família cresça.”

Serena sai como uma das maiores tenistas da história e uma das atletas mais dominantes de todos os tempos. segunda em títulos de Grand Slam (23, menos um que Court e mais um que Steffi Graf) e 5ª com mais conquistas no WTA (73), é a 3ª na lista das que ficaram mais tempo no topo ranking (319 semanas)

 

Amor pelo ténis

“É um momento sempre difícil quando você ama tanto uma coisa –  e meu Deus, eu gosto do ténis.”

“Mas agora a contagem regressiva começou. Tenho que me concentrar em ser mãe, nos meus objetivos espirituais e em por fim descobrir uma Serena diferente, mas igualmente empolgante. Vou saborear estas próximas semanas.”

 

 

Só em prémios faturou 100 milhões de dólares, mas Serena já vale mais fora dos courts: A Forbes estima que em 2022 recebeu cerca de 30 milhões mas apenas 300 mil foram obtidos pelos seus resultados no ténis

Serena arrecadou mais de 100 milhões de dólares em prémios e tem agora o US Open (29 de agosto a 11 de setembro) para dizer o grande adeus.