Esqueçamos as roupas e os penteados. Estamos a falar de 1992 e sabemos como eram aqueles tempos no que diz respeito à moda.

Foquemo-nos no essencial que é o futebol daquela altura. E na turma dos mais pequenos do Manchester United naquele ano específico. Estamos a falar de seis putos incríveis que viriam a marcar o clube e o futebol inglês (e europeu) para sempre: para-sempre.

“Class of 92” é um documentário dos irmãos Benjamin e Gabe Turner lançado em 2013 e conta a história das bases do clube de Old Trafford e da equipa que viria a ganhar o treble (Premier League, Champions e Taça de Inglaterra) em 1999.

Esta tripla inédita (e única até hoje em Inglaterra) marcou uma era – e essa era começou em 6 jogadores formados nos red devils: David Beckham, Paul Scholes, Ryan Giggs, Nicky Butt e dos irmãos Gary e Phil Neville.

Foi nesse ano de 1992 que a maioria dos seis se estreou na equipa principal do Man United.

 

 

Beckham, Giggs, Butt e Gary Neville venceram a Taça de Inglaterra de juniores em 1992, treinados por Eric Harrison – Neville era o capitão dessa equipa.

Scholes e Phil Neville fizeram parte da equipa no ano seguinte que chegaria à final (Beckham e Gary Neville também participaram).

Para sermos exatos, Giggs estreou-se em 1991, enquanto Beckham, Butt e Gary Neville fizeram-no em 1992. A estreia de Scholes como sénior aconteceu em 1994 seguindo-o Phil Neville em 1995.

 

Aquele golo de Giggs (e o início do sonho do treble)

 

O filme conta ainda com os testemunhos de pesos-pesados como Cantona, que se cruzou no clube com essa turma entre 1992 e 1997 (ano em que se retirou do futebol), Zidane, na altura do treble do United jogava na Juventus e foi eliminado pelos ingleses na Champions, o realizador inglês Danny Boyle e o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair, fãs desses anos loucos da equipa de Alex Ferguson.

O extra-futebol também está no documentário e mostra a amizade entre estes jogadores, que dura até hoje.

A amizade juntou-os num projecto quando terminaram as respectivas carreiras e Giggs, Butt, Scholes e os irmãos Neville possuem 10% cada um do clube Salford City, ações compradas em 2014.

Esta aventura também deu um documentário, chama-se Class of ’92: Out of Their League.