Estamos todos de ressaca com o fim dos 10 episódios do Last Dance. Voltámos aos anos 90 durante quase dez horas e vimos os Chicago Bulls e Michael Jordan a mandar no mundo outra vez – 6 títulos numa década (entre 1991 e 1998).

Ficámos a saber coisas que não sabíamos e continuámos a não saber outras. O que interessa é que queremos mais e para preencher esse vazio deixado (outra vez) por Jordan e aqueles Bulls passados 20 anos temos 4 documentários de desporto para ver.

 

4. Once Brothers (ESPN Player)

No dia de Natal de 1991 a Jugoslávia separou-se. Para dois amigos e jogadores da NBA Drazen Petrovic e Vlade Divac a guerra civil que ocorreria entre as suas nações de origem (a Croácia de Petrovic e a Sérvia de Divac) destruiria a sua amizade à medida que as tensões étnicas há muito enterradas iam ressurgindo.

Outrora companheiros de equipa na seleção jugoslava, a guerra civil iria colocar os dois um contra o outro e a dupla nunca mais se falaria.

Foi então que em 1993 Petrovic morreu num acidente de carro. Nesta história envolvente e emocional, Once Brothers conta a história de dois homens, dilacerados por circunstâncias muito maiores do que eles mesmos.

 

3. No Cross Over: The Trial of Allen Iverson (ESPN Player)

O documentário de 2010 com dez episódios dá-nos tudo o que está por trás e para a frente do julgamento em 1993 do então jogador de basquetebol de liceu (ainda como futura estrela da NBA) Allen Iverson.

Produzido pela Kartemquin Films para as séries “30 for 30” da ESPN e dirigido por Steve James mostra-nos como o incidente – e o seu julgamento subsequente e eventual condenação de Iverson – dividiu a cidade de Hampton, Virginia, onde Iverson estudou na Bethel High School.

 

2. Free Solo (National Geographic)

Aviso prévio: os espectadores deste filme, vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2018, poderão sentir falta de ar ou o coração a bater mais depressa.

O free climber Alex Honnold ficou conhecido quando se tornou a primeira pessoa a escalar a face de quase mil metros (915 metros) do El Capitan no Parque Nacional de Yosemite – subiu a rocha mais impressionante da Terra sem cordas, âncoras ou outros equipamentos de segurança de apoio.

Honnold tenta a morte constantemente na sua busca para escalar montanhas traiçoeiras sem nada para o salvar caso faça um pequeno movimento em falso ou cometa um erro de cálculo. Os cineastas E. Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin também se colocaram em perigo para narrar a incrível epopeia de Honnold.

 

1. OJ: Made in America (disponível para comprar/alugar em DVD)

O filme explora mais do que o julgamento e posterior absolvição de OJ Simpson pelo assassinato da sua mulher Nicole Brown Simpson. Estão lá as tensões raciais, o culto à celebridade e ao sistema de justiça americano.

A série de cinco partes conta a história de um jovem OJ e o passado de violência e um sistema de justiça criminal racista no qual ele cresceu e a sua caminhada para se tornar um dos nomes mais famosos na América.

O documentário explora ainda como OJ foi capaz de transcender a cor da sua pele, apesar da divisão do país an questão racial, até àquela noite de junho de 1994. É uma análise a um país ainda dividido pela cor.