Rafael Nadal não deu hipóteses a Casper Ruud e venceu a 14ª final de Roland Garros (6-3, 6-3 e 6-0).

 

O noruguês foi mais uma da longa lista de vítimas do espanhol nas finais de Paris.

 

 

Para trás estão nomes tão fortes como Federer (derrotado 4 vezes no grande palco), Djokovic (três), Thiem (duas) ou Wawrinka (uma).

  • Puerta 2005
  • Federer 2006
  • Federer 2007
  • Federer 2008
  • Soderling 2010
  • Federer 2011
  • Djokovic 2012
  • Ferrer 2013
  • Djokovic 2014
  • Wawrinka 2017
  • Thiem 2018
  • Thiem 2019
  • Djokovic 2020
  • Ruud 2022

 

14 + 8 + 2

Com os 14 títulos em França, Nadal acrescenta-lhe mais 8 majors repartidos pelos outros 3 grandes torneios do planeta.

O espanhol soma 22 Slams, mais 2 que Federer e Djokovic.

  • 2 Open da Austrália
  • 2 Wimbledon
  • 4 US Open

A isto, Nadal ainda tem 2 ouros olímpicos. O que levanta a questão de ser o melhor de todos os tempos.

 

Afinal, Djokovic é humano (eis Medvedev para o provar)

 

É o melhor desportista de sempre?

Os números apresentados por Nadal são fortes, mas a concorrência também é forte.

O ano de 2022 tem sido impressionante para o tenista, abrindo-lhe ainda outra porta: com a conquista de Melbourne e agora de Paris corre para o Grand Slam no mesmo ano.

Algo que só Steffi Graf conseguiu e nos homens apenas nunca foi alcançado na era Open (só Rod Laver o fez em 1969).

 

Golden Slam não é para meninos ò Novak (não é Steffi Graf?)

 

Ali, Jordan, Bolt

Os nomes com que Nadal agora figura são tremendos. E os números que os acompanham também.

Muhammad Ali aparece como uma das maiores figuras de sempre – até para além do desporto (como a luta racial e a guerra no Vietname).

O pugilista foi o maior na sua área, campeão olímpico e campeão mundial entre 1964 e 1967 e 1974 a 1977. Além disso apresenta um CV de respeito: 56 vitórias e 5 derrotas.

 

Por que é que há tantos filmes de boxe?

 

Jordan, o primeiro 23

Falamos de Michael Jordan e o número 23 vem-nos à cabeça. Desportistas como Beckham ou LeBron James usaram-no como respeito.

Como Ali, é um dos mais mediáticos de sempre e os seus anos nos Bulls marcaram toda umas geração e toda a NBA: 6 anéis de campeão, 5 MVP e levou o nome Dream Team ao mais alto estatuto com 2 ouros olímpicos.

A Netflix e o seu Last Dance voltaram a lembrar-nos que Jordan continua no ar.

 

O ÚNICO na NBA a vencer os duelos com Jordan, Kobe e Lebron

 

Bolt, o homem mais rápido na terra

Da Jamaica saiu o homem mais rápido no planeta – e isso só bastaria para se impor no Olimpo dos desportistas.

Mas Usain Bolt usou essa rapidez para colecionar medalhas:

  • 8 ouros olímpicos
  • 11 Mundiais
  • recordista dos 100 metros: 9,59s
  • recosridtas dos 200 metros: 19,19s

É preciso dizer mais alguma coisa?

 

41 passos para a história

 

Phelps, o desportista mais laureado

Michael Phelps entrou nas piscinas para sair como o desportista com mais medalhas da história.

Se é difícil igualar os 14 títulos de Nadal em Garros, os 23 ouros olímpicos do americano vão ser quase impossíveis de bater.

O nadador de Baltimore 3 pratas olímpicas e 2 bronzes – além de 6 ouros mundiais. E ainda a melhor marca dos 400m estilos (4m03,84s).

 

Woods, o homem que revolucionou o desporto

Tiger Woods apareceu como uma explosão no golfe e o desporto nunca mais foi o mesmo: rapidamente tornou-se no mais bem pago do mundo, arrasou a concorrência nos campos e quase superou Jack Nicklaus no número de majors.

  • 5 Masters Augusta
  • 3 US Open
  • 3 The Open
  • 4 PGA Championship

 

Tiger Woods voltou (e é um dos maiores regressos de sempre)