Messi e Mbappé são os maiores goleadores deste Mundial (os dois com 5 golos). São os grandes nomes das suas seleções, as bandeiras da Argentina e da França.

https://news.moosh.pt/moosh/a-moosh-e-a-marca-recomendada-do-ano-2022/

Ambos bicampeões mundiais, procuram a terceira estrela e dependem dos seus maiores artistas para o grande objectivo.

É já este domingo no Estádio de Lusail, com um vencedor anunciado: o Qatar, anfitrião, dono do PSG e das duas maiores estrelas da prova – Messi e Mbappé.

aos 23 anos, Mbappé já tem uma medalha de vencedor do campeonato do Mundo. Aos 35, Messi persegue o fantasma de Diego Maradona quando este inspirou a Argentina à glória no México ’86, 10 anos mais novo na altura

 

Ou seja, Nasser al-Khelaifi, presidente da Qatar Sports Investments, presidente do PSG, presidente da Associação Europeia de Clubes e um dos nomes mais poderosos do desporto global.

Theo Hernández marcou o primeiro golo contra Marrocos | foto: IMAGO

 

Messi e Mbappé são companheiros de ataque do PSG. O clube parisiense é parte de um projeto da família real do Qatar, donos do clube

A COROA À ESPERA DE MESSI?

https://news.moosh.pt/qatar-2022/a-coroa-a-espera-de-messi/
Messi desaparece nos braços dos companheiros | foto: Joel Marklund IMAGO

 

Messi campeão ou bi para Mbappé?

Aos 35 anos, Messi já disse que este seria o seu último Mundial – o título seria a despedida perfeita.

Com 23 anos, Mbappé pode acrescentar outro título ao conquistado em 2018 (ultrapassou a Argentina nos oitavos-de-final, com um triunfo por 4-3) e com os anos que ainda faltam tem a hipótese de multiplicar os troféus.

«Poder conseguir o título e jogar o meu último jogo numa final é emocionante. É algo muito emocionante tudo o que tenho vivido aqui» Messi a seguir à vitória sobre a croácia

 

Meias-finais de loucos

 

Revolução na Argentina

Há quatro anos Messi estava no meio da confusão: uma comissão técnica em que o selecionador Jorge Sampaoli não falava com o adjunto, Sebastián Beccacece.

A França apareceu na Rússia como um rolo compressor, terminando o Mundial sem derrotas e uma goleada com quatro golos na final (4-2), algo que não acontecia desde o Brasil campeão em 1970.

No final do jogo das meias-finais com Marrocos, Mbappé trocou de camisola com o amigo hakimi (outro colega no psg) e perdeu os festejos dos outros jogadores com os adeptos franceses 

 

A JOGADA DE GÉNIO QUE FALTAVA NO MUNDIAL

https://news.moosh.pt/video-da-semana/a-jogada-de-genio-que-faltava-no-mundial/
O desespero de Lovren depois de ele e de a defesa croata terem sido atropelados por Messi | foto: IMAGO

 

Um motor francês a 35,5 km/h

Se Messi é o cérebro da Argentina, Mbappé é o motor – com 35,5 km/h registrados, Kylian Mbappé é o jogador mais veloz da prova.

O maior trunfo da França no Qatar é não se notar as ausências de peso de nomes como Benzema, Kanté, Pogba, Nkunku, Kamara ou Kimpembe.

 

 

França a imitar o Brasil

A França de 2022 imita o Brasil de 62, quando os brasileiros alcançaram duas conquistas seguidas (depois do primeiro título em 1958) – algo que só a Itália tinha feito antes em 1934 e 1938.

GIROUD É O MELHOR MARCADOR DA FRANÇA, MBAPPÉ VAI SER O MELHOR DE SEMPRE

https://news.moosh.pt/qatar-2022/giroud-e-o-melhor-marcador-da-franca-mbappe-vai-ser-o-melhor-de-sempre/
Mbappé ao colo de Giroud: dupla terrível neste Mundial | foto: IMAGO

 

Em 1962, o Brasil alcançou a glória sem Pelé, o mesmo que a França tenta fazer sem Benzema (o Bola de Ouro lesionou-se pouco antes da prova do Qatar começar).

 

 

Os franceses são os primeiros a chegar a duas finais seguidas, repetindo o feito do Brasil entre 1994 e 2002 (foram a 3, perdendo a de 1998).

ACABOU O SONHO DE PORTUGAL, CONTINUA O DE MARROCOS

https://news.moosh.pt/qatar-2022/acabou-o-sonho-de-portugal-continua-o-de-marrocos/
O fim de Ronaldo?! foto: Marcio Machado IMAGO