Não foi só a abuela a ficar louca. Ficámos todos ‘locos’ com uma das melhores finais de sempre de um Campeonato do Mundo.
Teve tudo: a Argentina pôs-se a ganhar 2-0. A França empatou 2-2 e levou o jogo para prolongamento – 3-3. Fomos a penáltis: 4-2 para os argentinos.
Dois golos de um dos melhores jogadores de sempre – e três do seu herdeiro. Assumiram os dois o primeiro penálti no desfecho final e não falharam.
Falamos do rei Messi e do seu príncipe Mbappé.
Jorge Valdano, campeão de 1986 ao lado de MAradona, não admite que alguém diga que Messi é o melhor de sempre, mas não aceita que alguém diga que não é
💔 #FIFAWorldCup pic.twitter.com/sUdyZ8VVVZ
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 19, 2022
O erro de Messi
Sim, Messi errou.
Quando a Argentina parecia ter o controlo do jogo, o argentino perdeu a bola no meio-campo da qual resultou o empate da França 2-2.
E de repente voltámos a 1986.
A Argentina na final com a Alemanha: esteve a ganhar 2-0, deixou-se empatar, mas aí Maradona tirou da cartola a assistência que isolou Burruchaga isolado ante Schumacher: e fez o 3-2.
Leo Messi ganhou 35 troféus com o Barcelona na sua época mais brilhante a nível de clubes, mais dois com o PSG até à data e agora tem 5 com a Argentina, elevando o seu total para 42 na carreira
Lionel Messi draped in #FIFAWorldCup immortality 💫🏆 pic.twitter.com/WBx4jUIUQ7
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 19, 2022
A vez de Messi
Messi disputou cinco Mundiais, disputou duas finais e ganhou finalmente uma.
O argentino tinha anunciado que este seria o último Mundial. Caso não ganhasse juntar-se-ia a um lote de estrelas que saíram do palco sem agraciarem o troféu mais desejado.
Di Stéfano, Cruyff, Beste ou Zico.
«O Zico não ganhou um Campeonato do Mundo? Azar do Campeonato do Mundo», costuma dizer o jornalista Brasileiro Fernando Calazans
Messi ultrapassou a maldição e juntou-se a Maradona.
ABUELA LA LA LA LA
Agora com o título da Argentina 🏆📹 Tiktok/octaruggero#EsporteNaBand #FIFAWorldCup #Qatar2022 pic.twitter.com/BeX8UdY1A6
— Esporte Na Band (@esportenaband) December 18, 2022
Fim da maldição de Messi
Messi tinha quase tudo, mas faltava-lhe o mais importante.
O Messi das 7 Bolas de Ouro, que ganhou a Bota de Ouro 6 vezes, marcou mais de 700 golos e que ganhou tudo com o Barcelona (10 Ligas, 7 Taças, 4 Champions) títulos da Liga dos Campeões…) não tinha ainda sido consagrado com um título pela Argentina.
Até agora.
https://twitter.com/AlbicelesteTalk/status/1604624770468921345
Tinha levado o país perto da glória mas havia fracassado sempre.
Em 2014 foi duríssima a final perdida com a Alemanha.
Começou a fazer as pazes com o seu país em 2021, quando conquistou o primeiro título pela albiceleste: a Copa América, e em pleno Maracanã contra o Brasil.
No Qatar eternizou-se.
Outra vez Maracanazo (e Messi levantou uma taça com a Argentina)
