First we take Manhattan, then we take Berlin. Tirando a poesia de Coen é mais ou menos isto que o Porto terá de fazer: vencer primeiro na Rússia e só depois pensar na Turquia ou na Grécia.

Estamos entendidos?

Primeiro arrumar o Krasnodar (começa já já nesta quarta-feira) e só depois pensar em fazer o mesmo ao vencedor do Basaksehir vs Olympiacos (no final de agosto). E sooooo depois disso entrar descansado na Liga dos Campeões.

Liga dos Campeões
Quarta-feira 18h45
Basaksehir vs Olympiacos
2.20 – 2.90 – 3.15

Foi isto que ditou o sorteio.

A equipa de Sérgio Conceição terá como possível destino a Turquia para defrontar o Basaksehir ou uma ida à Grécia para visitar o Pedro Martins do Olympiacos.

 

https://twitter.com/FCPorto/status/1158323312709292033?s=20

 

Os jogos serão disputados nos dias 21 e 27 de Agosto e caso o FC Porto chegue ao play-off a derradeira mão será jogada no estádio do Dragão.

Agora vamos aos hipotéticos rivais.

O Basaksehir terminou o campeonato em 2.º lugar, mesmo depois de ter passado a grande maioria da época em primeiro e a sonhar com o primeiro título de campeão.

Mas sonhos não passam de sonhos e ainda não foi desta, também verdade seja dita que o Basaksehir ainda é uma criança – tem só 29 aninhos de existência.

Agora tem pela frente a 3.ª eliminatória da Champions e uns gregos com 94 anos de história, raposas velhas nestas andanças. Depois caso a corra bem, ainda há um playoff.

 

A maior derrota de Erdoğan

 

Os gregos do Olympiacos também terminaram o campeonato no segundo lugar, mas começaram as andanças dos milhões na 2.ª eliminatória, em que teve que eliminar o Plzen da República Checa.

Na primeira mão não foi além de um empate (a coisa ia ficando grega), mas depois os rapazes de Pedro Martins lá entraram nos eixos e golearam os checos em casa por 4-0.

Agora têm pela frente os turcos do Basaksehir e o vencedor poderá encontrar o Porto para o derradeiro desafio que é garantir um lugar no grupo milionário.

A equipa grega conta com caras bem conhecidas dos portugueses.

Para começar Pedro Martins lidera a companhia, à baliza temos o antigo jogador portista José Sá, e o ex Sporting Daniel Podence que está a fazer a segunda época no clube grego.

Por fim, Rúben Semedo que a temporada passada jogou pelo Rio Ave e pelos espanhóis do Huesca, mudou-se para a Grécia a título definitivo, e até já fez o gosto ao pé, foi o responsável pelo 4.º golo do Olympiacos frente aos checos.

Os restantes confrontos que vão ditar quem tem direito a um lugar na fase de grupos da liga dos campeões, são os seguintes:

  • Cluj ou Celtic vão defrontar o Slavia Praga
  • O Young Boys vai jogar com Maribor ou Rosenborg
  • APOEL ou Qarabag – PAOK ou Ajax
  • Basileia ou LASK – Club Brugge ou Dínamo Kiev
  • Dínamo Zagreb ou Ferencvaros vão defrontar Maribor ou Rosenborg

Que comece a bola que nós já estamos fartos de férias. 😉