Ao ver um jovem de 24 anos num concurso televisivo alemão, sentado, todo janota, enquanto vê outras pessoas a tentar descascar batatas, não se fica propriamente com a noção de que estamos perante um dos melhores avançados do mundo.

Esse jovem chama-se Timo Werner, joga no Leipzig, e está no radar do Liverpool, tendo já estado no radar do Real Madrid e do Bayern de Munique, e talvez no de outros programas televisivos que queiram ter famosos no seu painel.

Mas como é que aos 24 anos, Werner é assim tão cobiçado? Bom, puxemos a cassete atrás. Um aluno normal, com pais por trás a dar força na carreira, que se tornou no jogador mais jovem a chegar aos 100 jogos na Bundesliga. Pois então não admira que aos 17 anos já andasse em campo com a camisola principal do Estugarda. E lá esteve, de 2007 a 2016 – nesta última época, marcou 21 golos, com 22 anos.

 

Quem nasce Kluivert sempre se endireita

 

Depois, veio o Leipzig, numa transferência de 10 milhões de euros. “Podia-me ter focado só no futebol, mas a minha mãe queria mesmo que eu terminasse a escola secundária”, admitiu ao site oficial da liga alemã. Mas depois tinha um pai, Gunther Schuh que o foi guiando pelo caminho da bola no pé, já que ele próprio também chegou a ser avançado no Estugarda. E já agora um dos seus colegas de carteira foi Joshua Kimmich, do Bayern de Munique. Que bela escola, dir-se-á.

Nesta entrevista, acabou por confessar que, quando se reformar, quer fazer algo sem estar relacionado no futebol. Por agora, vai demonstrando lá bem à frente, porque é que tantos clubes gostam dele: marca golos, marca com os dois pés, e ainda sabe usar a cabeça. É preciso mais?

Só que essa escalada rápida no futebol, não se ficou nos clubes nacionais. Já chegou mesmo à seleção onde se, outrora, idolatrava o avançado Mario Gomez. Agora já conta com 29 internacionalizações e 11 golos. E com uma Taça das Confederações no bolso, como melhor marcador, em 2017. E Timo nem sequer fez muitos jogos nos escalões inferiores da seleção alemã.

Porém, com aquela velocidade toda dentro das quatro linhas – já foi apanhado a correr 100 metros em 11.11 segundos -, não há quem o pare. Aliás, já ganhou uma alcunha e tudo: “Turbo Timo”.

 

 

Mas Timo não é só rápido em campo, não. Também é bastante rápido nas redes sociais e, se for preciso, a desamigar o próprio clube.

Em março deste ano, depois de uma derrota do Liverpool por 3-0 frente ao Watford, a conta de Twitter do Leipzig resolveu responder, com um GIF do avançado alemão. Werner não gostou e deixou de seguir a conta do próprio clube.

Claro que os adeptos ingleses ficaram logo excitados, mais ainda depois dos constantes rumores de uma possível transferência de Timo para o Reino Unido. E não admira: em 34 jogos esta época, Timo marcou 27 golos, só quatro golos atrás de Robert Lewandowski, a máquina de golos de serviço na Alemanha.

Em fevereiro, depois da vitória do clube alemão frente ao Tottenham, Timo confessou que gostava de estar ligado “à melhor equipa do mundo”, porque o deixava bastante orgulhoso. Há quem diga que não tem corpo suficiente para estar na Premier League – mede 1,81 metros -, mas também ninguém lhe pede que seja um Peter Crouch, que tem cerca de 2 metros, e que também passou pelos reds.

E se Timo também pode jogar nas alas, basta olhar para Bernardo Silva, ou outros elementos mais baixos dessa liga, para se perceber que o corpo não é o mais importante. Tudo o resto que Werner tem é que sim.

 

 

O mais curioso é que aparentemente Timo Werner ainda usa o mesmo carro desde os 18 anos. E aprecia bastante kebabs. E gosta de coleccionar sapatos. Não sei se no Reino Unido vai conseguir manter o estilo de vida, com um Brexit a acontecer em loop.

Como é que ele leva o carro? E será que consegue comer kebabs sempre que lhe apetece, ou o Klopp vai apertar com a dieta? A única certeza é que poderá aprender a descascar batatas e, possivelmente, entrar em concursos de televisão, que é o que há mais em terras de Sua Majestade.

É ver para crer, mas mais devagarinho do que no modo Turbo Timo, se não ninguém consegue acompanhar.

 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1534788239947782&set=a.189520941141192&type=3&theater