Há 15 anos Tracy McGrady tranformou-se por um minuto em deus e arrancou sozinho para uma reviravolta surreal com 13 pontos em 33 segundos e a vitória sobre os campeões Spurs.

Em 2004, a estrela dos Houston Rockets abriu o livro e anotou uma das performances mais decisivas da história da NBA – com 8 pontos de desvantagem e menos de um minuto para jogar. Impossível?

Let’s remember that he’s responsible for perhaps the greatest half-minute comeback of all tim. SB NaTION

A liga de basquetebol mais incŕivel de todas já nos habituou a muita coisa, esta foi mais uma: esse dia 9 de dezembro foi um desses dias inesquecíveis.

Nada que não pudesse sair das mãos de McGrady, 7 vezes eleito para o All Star Game. Mas mesmo este feito estava longe dos sonhos dos adeptos.

 

 

A ver que o jogo se encaminhava para uma vitória tranquila da equipa de San Antonio, decidiu pegar no jogo e resolver aquilo praticamente sozinho.

A menos de um minuto do fim, os Rockets perdiam para os campeões Spurs por 76-68. Para muitos o jogo estava entregue, adeptos abandonvama o pavilhão e muitos perderam o show de McGrady.

During those 33 seconds, McGrady averaged 0.39 points per second. If it were possible for him to keep up that pace over 48 minutes of regulation, he would have scored 1,134 points that night

Primeiro foi uma bola de 3 pontos que levou o marcador para 76-71 a 35 segundos do fim. No ataque seguinte, novo arremesso de 3 pontos convertido mais um lance livre após uma falta de Tim Duncan (78-75).

Na posse de bola seguinte, a 16.2 segundos do final, outra bola de três sobre a apertada marcação de Bruce Bowen (78-80). Por último, um roubo de bola heróico que acabou com um tiro de 3 pontos histórico a dar a mais que improvável vitória aos Rockets (80-81).

 

 

Kareem Abdul-Jabbar is the NBA all-time points leader (38,387). At this pace, McGrady would have scored more than that in about a month and a half