A luta está de volta a França. 50 anos depois do Maio de 68 e 20 do Mundial de 98 a frase de Marcuse mantém-se atual no Campeonato do Mundo de 2019: “Sejam realistas, exijam o impossível”.

Nos oitavos de final o sonho acabou para o Japão, China, Canadá, Espanha, Brasil, Camarões, Austrália e Nigéria. Foram eliminadas e voltaram para casa, deixando a Europa em peso na competição nos quartos de final com 7 seleções.

Os EUA são a única carta fora deste baralho. Temos um 7-1 para resolver.

Há dois 7-1 históricos no futebol:

  • o 7-1 do Sporting ao Benfica em 1986
  • e o 7-1 da Alemanha ao Brasil em 2014

Agora temos um terceiro.

Alemanha, Suécia, Itália, Holanda, Noruega, Inglaterra e França de um lado – os EUA do outro.

Começa hoje e termina sábado.

 

 

 

Vamos lá

Hoje 20h00
Quartos de final do Mundial 

Noruega vs Inglaterra
3.20 – 3.05 – 1.86

 

 

As duas primeiras selecções a entrar em campo são a Noruega e a Inglaterra.

A Noruega eliminou a Austrália nas grandes penalidades, depois de no período regulamentar o encontro ter ficado empatado a 1 golo, com muita qualidade demonstrada pelas duas selecções.

Contudo, nas grandes penalidades a Noruega foi superior, vencendo a Austrália por 4-1.

A selecção norueguesa foi campeã do mundo em 1995, vencendo a Alemanha na final.

A Inglaterra venceu os Camarões por 3-0, num jogo que foi tudo menos pacífico. As jogadoras da selecção camaronesa não aceitaram por duas vezes as decisões da equipa de arbitragem e ameaçaram abandonar a partida.

A primeira foi referente ao segundo golo inglês, alegando que não era válido, na segunda parte os ânimos voltaram a alterar-se quando foi anulado um golo à selecção comandada por Thomas Dennerby .

Um jogo de animo quente, que poderá dar lugar a uma investigação e a possíveis sanções às jogadoras africanas.

Agora é a vez de Noruega e Inglaterra medirem forças.

No mundial de 2015 a Inglaterra eliminou a Noruega por 2-1 nos oitavos de final, terminando a competição em terceiro lugar.

 

https://twitter.com/Ftbol121/status/1142882537494257665

28 junho 20h00
França vs EUA
2.90 – 2.80 – 2.10

A anfitriã derrotou o Brasil, mas só conseguiu carimbar o passaporte no tempo de compensação, mais concretamente aos 107 minutos com um golo de Amandine Henry. Num encontro com casa cheia e muito apoio à equipa francesa.

O jogo terminou empatado no tempo regulamentar a 1 bola, com golos de Montpellier aos 52 minutos e de Thaisa aos 63 minutos.

A selecção campeã do mundo ganhou às nossas vizinhas espanholas pro 2-1 e continua na luta da revalidação do título.

O primeiro golo chegou aos 7 minutos de grande penalidade, convertida pela americana Rapinoe, mas a alegria durou pouco, já que Hermoso iria empatar a partida 2 minutos depois. O jogo este assim mais de uma hora, mas ao minuto 75 Rapinoe novamente de grande penalidade colocou as americanas na frente do marcador e levou-as até aos quartos de final.

A selecção americana nunca falhou a presença nuns quartos de final da prova e o seu pior resultado na competição foram 3 terceiros lugares em – 1995 – 2003 e 2007.

29 junho 14h00
Itália vs Holanda
3.20 – 2.85 – 1.95

A Itália e a Holanda foram responsáveis por mandar para casa a selecção chinesa e japonesa.

Itália ganhou confortavelmente por 2 – 0 à China, com golos aos 15 e aos 49 minutos, a selecção chinesa ainda tentou reagir mas não conseguiu superar o domínio das Italianas.

 

 

A selecção holandesa bateu o Japão por 2-1, o resultado foi tirado a ferros e com a selecção japonesa quase sempre por cima na partida.

A Holanda foi a primeira a marcar aos 17 minutos por Martens, mas no fecho da primeira parte Hasegawa conseguiu chegar ao empate e dar esperança à selecção japonesa.

O Japão teve várias oportunidades de chegar à vantagem no resultado, mas foram as holandesas que seguiram em frente, através de uma grande penalidade, mesmo ao cair do mundo. Quem não marca sofre, já sabem como é.

Conclusão, são 4 jogos para as holandesas com 4 vitórias e a primeira presença nos quartos de final da competição.

Agora é a vez de encontrarem Itália e mostrarem do que são capazes. Nos últimos 2 confrontos entre as das selecções, a Holanda ganhou 1 e empatou outro.

29 junho 17h30
Alemanha vs Suécia
1.60 – 3.05 – 4.25

Os quartos de final terminam com Alemanha e Suécia na luta por um lugar.

A Alemanha eliminou a Nigéria 3 – 0 e a Suécia mandou para casa o Canadá para casa pela margem mínima de 1 golo.

As germânicas nunca falharam a presença nos quartos de final da competição e já contam com 2 títulos conquistados em 2003 e 2007.

Alexandra Popp foi a responsável pelo 1º golo das alemãs aos 20 minutos, jogo que marcou a sua 100º internacionalização. Aos 27 a Alemanha fez o segundo de grande penalidade por Sara Daebritz e aos 82 Lea Schuller marcou o terceiro e as contas ficaram feitas.

A selecção africana ficou assim eliminada do campeonato do mundo.

 

 

A Suécia também segue em frente na competição, valeu um golo marcado aos 55 minutos por Blackstenius. A selecção do Canadá ainda desperdiçou a oportunidade de empatar a partida, não conseguindo converter a grande penalidade.

As cartas estão lançadas, resta saber quem segue para as meias finais.