Na Polónia disputa-se a final da Liga Europa, que na edição da presente temporada tem o condão de opor dois conjuntos com bons e diferentes argumentos.

Unai Emery, verdadeiro especialista na conquista do troféu que volta novamente a almejar, orienta um Villarreal de grande rigor posicional no momento defensivo.

As linhas muito juntas em Organização Defensiva, não permitem criação pelo espaço interior. Foi esse rigor no momento sem bola que permitiu travar o Arsenal no Emirates e garantir a qualificação para a final.

 

Villarreal em 4x4x2

Em 4x4x2, com Bacca e Gerard Moreno na linha ofensiva, o submarino amarelo, enquanto defende, prepara a transição ofensiva.

Bacca é muito capaz nos movimentos de ruptura, acelerando logo após o ganho da bola.

Moreno é nos dias de hoje um dos mais completos avançados em solo europeu, pela capacidade que demonstra a jogar entre linhas, definindo, associando-se com a velocidade de Bacca e com a chegada veloz à frente dos extremos Manu e Pino em transição, mas também porque tem argumentos para ser ele a surgir nas costas da linha defensiva adversária.

Mais dificuldades terá no momento de assumir o jogo.

 

United em 4x2x3x1

O United de Solskjær é pressionante o tempo todo.

Cavani definirá o sentido da pressão e nas suas costas Bruno Fernandes, Pogba e Rashford encostam em restantes defensores e médio centro, enquanto McTominey e Fred apertam homens livres.

Previsivelmente o trabalho intenso do United sem bola, resgatará a posse para o conjunto inglês que posteriormente assumirá o jogo em ataque posicional.

A qualidade tremenda dos homens da frente – Pogba, Bruno, Rashford e Cavani deixarão constantemente em alerta uma defesa do Villarreal que tem na sua organização um ponto muito forte do seu jogo.

No momento de defender mais baixo, em situação de controlo, o United desenhará o seu tradicional 4x2x3x1 com Bruno Fernandes mais próximo de Cavani, e o pouco rigor posicional dos seus alas, bem como a atração do duplo pivot pelos médios do Villarreal, poderá ser factor gerador de espaço para Moreno receber entrelinhas.