Nenhuma das quatro seleções que chegou à Final Four em 2019 vai repetir a presença na segunda edição do troféu.
Estamos a falar de Portugal, que foi anfitrião e campeão, Holanda (vice-campeã), Inglaterra (terceira classificada) e Suíça.
No jogo das cadeiras ficaram todas de fora e deram lugar a 4 estreantes: França, Espanha, Bélgica e Itália.
A França (como bem sabemos) despachou Portugal e a Espanha goleou sem piedade a Alemanha – restavam Bélgica e Itália.
Itália impôs-se no Grupo 1
O Grupo 1 era o mais renhido, com 3 seleções a terem opções de se qualificaram para a fase final – mas aí a Itália impôs-se.
Os italianos venceram 0-2 na Bósnia e juntaram-se a franceses e espanhóis – e impediram a Holanda e a Polónia de terem quaisquer hipóteses (os holandeses bateram os polacos na sua própria casa 1-2 mas de nada lhes valeu).
A Bélgica fez o mesmo no Grupo 2
A Bélgica fez o mesmo e tirou todas as esperanças à Dinamarca: e fê-lo em grande estilo.
A seleção de Roberto Martínez, que na jornada anterior tinha batido (e eliminado a Inglaterra com um triunfo 2-0), fez o mesmo aos dinamarqueses e goleou em Bruxelas 4-2 para se qualificar no Grupo 2.
SUBDIAS E DESCIDAS
Quem abandona a Liga A?
Bósnia, Islândia, Suécia e Suíça ou Ucrânia.
A UEFA vai ter ainda de decidir um jogo entre suíços e ucranianos que foi adiado devido à covid – a Ucrânia tem mais 3 pontos que a Suíça mas uma pior diferença de golos, principal critério de desempate: o que quer dizer que uma vitória helvética dará a despromoção aos ucranianos.
Quem sobe à Liga A?
Sobem País de Gales, Rep. Checa, Hungria e Áustria – austríacos que impediram a Noruega de Haaland (melhor marcador da prova com 6 golos) de subir.
Os noruegueses também sofream com a covid. A UEFA decidiu castigar a seleção nórdica com uma derrota por 3-0 devido aos casos no seu plantel que impediram a equipa de ir a jogo com os romenos.
Quem sobe à Liga B?
A Arménia, a Eslovénia, a Albânia e Montenegro. Em contraste com os despromovidos Irlanda do Norte, Eslováquia, Bulgária e Turquia (os turcos passaram de candidatos à subida a descerem de Liga com a derrota na última jornada frente aos húngaors por 2-0, caindo para últimos do grupo).
Quem sobe à Liga C?
Havendo apenas dois grupos, Gibraltar e as Ilhas Faroé foram as mais fortes em cada uma das tabelas.
Mundial 2022
Há ainda aquela carta mágica (wild card) que dá entrada no Mundial de 2022 às seleções que tenham ficado em primeiro nos seus grupos e não se consiguam qualificar à prova no Qatar nas eliminatórias que arrancam em março de 2021.