O Barcelona ganhou 5-2 ao Valência em Camp Nou na quarta jornada e a estrela da noite não foi a do costume.

Messi está lesionado e só vai voltar para terça para a Champions. Dito isto, abram alas para o Ansu Fati, um miúdo de 16 anos que já está nas bocas do mundo.

Terça-feira 20h00
Liga dos Campeões
Dortmund vs Barcelona
3.10 – 3.55 – 2.05

 

 

Depois de um inicio de época tímido por parte dos catalães, a equipa de Valverde deu este fim de semana sinais de reanimação ao golear o Valência por 5-2, com a estreia a titular de Anssumane Fati, ou Ansu, como prefere ser tratado.

Ansu apontou o primeiro golo dos catalães aos 2 minutos e aos 7 fez a assistência para De Jong marcar o segundo.

O Valência ainda conseguiu reduzir na primeira parte por Kevin Gameiro mas na segunda o Barcelona marcou mais três, por Piqué aos 51 e por Suárez aos 61 e 82, que veio render o miúdo Fati.

Os Che ainda conseguiram marcar mais um por Maxi Gómez aos 92, o resultado final foi de 5-2.

Esta podia ser só mais uma noite normal da equipa catalã, mas não.

 

 

Ansu já entrou na história do clube, o jovem nascido na Guiné-Bissau está nas bocas do mundo pelas melhores razões.

Anssumane Fati, nasceu na Guiné-Bissau a 31 de Outubro de 2002 e feitas as contas, tem 16 anos. O gosto pela bola nos pés é de família, o pai jogou na sua terra Natal e os irmãos têm também uma carreira ligada ao futebol e ao Barcelona.

Aos 6 anos mudou-se para Sevilha para o irmão mais velho começar a jogar, passado pouco tempo Ansu também começou a fazer parte das camadas jovens e as propostas para outros clubes começaram a chegar.

«Estávamos em Sevilha e o Real Madrid oferecia melhores condições do que o Barça pelo meu filho. Mas escolhemos o Barcelona porque vieram a minha casa com o contrato e acabaram por me convencer» Pai de fati

Ansu fez parte das camadas jovens do Barcelona desde o ano de 2012 e assinou este ano o seu primeiro contrato profissional válido até 2022.

A sua estreia na equipa titular foi a 25 de Agosto contra o Real Bétis em que o barça ganhou por 5-2. A jovem estrela contou com a bênção do melhor dos melhores.

 

 

Entrou em campo aos 77 minutos, com exactamente 16 anos, 9 meses e 25 dias, mais 18 dias que Vicent Martinez, que foi o jogador mais jovem de sempre a jogar pelo emblema catalão, isto há 78 anos, em 1941.

Só por aqui, o miúdo passou logo para o top 3 dos mais novos de sempre a jogar pelo emblema catalão, Lionel Messi desceu para 5º lugar.

1.º Vicente Martinez – 16 anos 9 meses e 7 dias
2.º Ansu Fati – 16 anos 9 meses e 25 dias
3.º Bojan Krkic – 17 anos e 19 dias
4.º Marc Muniesa – 17 anos 1 mês e 26 dias
5.º Lionel Messi – 17 anos 3 meses e 22 dias

 

 

A par deste feito, foi o primeiro jogador nascido no século XXI a jogar pela equipa principal do Barcelona.

A verdade é que o jovem aproveitou as baixas da equipa de Lionel Messi e de Luís Suarez para ganhar o lugar tão ambicionado no 11 do barça. As oportunidades não são para desperdiçar e Ansu sabe disso melhor que ninguém.

No jogo seguinte contra o Osasuna, Fati entra na segunda parte, substituindo o português Nelson Semedo.

A equipa estava perder por 1-0, e o miúdo marcou o golo do empate e o primeiro na equipa principal do Barcelona. Pumba mais um recorde.

Tornou-se o jogador mais jovem de sempre a marcar pelo Barcelona e o terceiro mais novo a marcar na Liga Espanhola.

1.º Ansu Fati – marcou com 16 anos e 304 dias
2.º Bojan – marcou com 17 anos e 53 dias
3.º Messi – marcou com 17 anos e 331 dias

 

 

Depois disso já sabem o resto da história. Aos 16 anos nas bocas do mundo, não é para todos e ao que tudo indica é apenas o início de um bonita história.

No final do encontro deste fim de semana as felicitações não pararam de chegar.

«Assimilar o facto de ser um jogador do Barcelona não é fácil. É concentrado e tem estado muito bem. Não é normal que à primeira tentativa faça um golo, à segunda dê uma assistência e que à terceira, quase faça outro golo. É importante que a gente se vá conhecendo, que se conheça a sua qualidade, que vá aumentando o ritmo de jogo e que nos mostre mais do seu valor» Valverde

 

https://www.instagram.com/p/B1lTkFxI12O/

 

Próximo desafio? Champions League.

 

https://twitter.com/FCBarcelona/status/1173568540097556483/photo/1