Pochettino tornou do Tottenham uma equipa poderosa e respeitada. Não ao ponto de vencer troféus, mas elevou o nível dos londrinos o suficiente para que sejam hoje uma das mais respeitadas equipas europeias.

Arrancou demasiado em falso na presente época para que pudesse resistir. Vitima do seu próprio sucesso, Pochettino caiu e o Tottenham, talvez procurando quebrar um paradigma – passar de uma equipa “gira” para uma equipa “vencedora” – encontrou em José Mourinho o sucessor.

 

O mundo é uma besta, perdão, bestial

 

São bastante prometedores os primeiros indícios que deixa o treinador português.
Mourinho surge na nova aventura em Londres a procurar recuperar uma aura que parecia perdida. Da relação com os jogadores ao estilo de jogo, as suas primeiras aparições nos jogos do Tottenham fazem recordar tempos passados.

A potenciação do individual – Dele Alli a rubricar as duas melhores exibições da época e a sair em ombros no jogo da Liga dos Campeões; O modelo ofensivo que escolhe agora rotas variáveis e explora também o ataque posicional; A organização defensiva que fecha espaços de forma zonal e protege zonas vitais – Espaço à frente dos centrais e dos médios, são marcas que se fizeram notar.

Sábado 15h00
Premier League
Tottenham vs Bournemouth
1,33 – 4,90 – 7,50

Com individualidades de outra estirpe – Mais qualidade técnica, mais criatividade – Com um modelo que prepara a potenciação de Kane, Dele Alli, Son, Lucas Moura e Winx, Mourinho terá de melhorar comportamentos colectivos em organização defensiva – A linha defensiva erra bastante e não tem ainda coordenação de excelência. Garantindo as devidas melhorias defensivas o novo Mourinho que promete cativar de novo os seus jogadores tem condições para ir vencer a qualquer estádio do mundo.

 

 

3x2x5 em Organização Ofensiva – Saída em construção a três, com lateral esquerdo a ficar, e lateral direito a incorporar linha ofensiva. Dois apoios no meio, e cinco jogadores entre linhas adversárias – O lateral direito (Aurier), Lucas Moura e Dele Alli, os números 10 nas costas de Harry Kane, e Son no corredor esquerdo.

 

 

4x4x2 em Organização Defensiva – Lucas Moura baixa para linha média e fecha corredor lateral no sector médio à direita e Son à esquerda. Kane e Alli defendem como avançados, sempre em diagonal para proteger o espaço à frente do sector intermédio.