Ele é o homem do momento. Já sabíamos que Kylian Mbappé era o dono disto tudo: campeão do mundo com 20 anos e um dos maiores goleadores da atualidade (mais de 100 golos e fez em dezembro 21 anos) venceu a Ligue 1 com o Monaco e foi para o PSG mostrar que não tinha medo de Neymar.

Dito e feito. O brasileiro ficou na sombra do francês. E o algoritmo do Observatório Internacional de Futebol (CIES) revelou que ele tem mais do que razão para se sentir o senhor de Paris.

No mais recente estudo de mercado bianual referente aos 100 jogadores de futebol de maior valor de transferência nas cinco principais ligas o CIES confirmou Mbappé no topo da lista com um valor de transferência de 259,2 milhões de euros.

Além disso, o avançado do PSG foi dos poucos que não sofreu com a pandemia da covid e viu a sua avaliação reduzida em apenas 6 milhões: com 265,2 o francês já liderava este ranking em janeiro.

 

 

Trio maravilha em apuros

O que este estudo mostra é que os reis do futebol já tiveram melhores dias: estamos a falar de Messi, Ronaldo e Neymar.

O argentino viu o seu valor descer dos 125,5 milhões para os 100,1 e aparece no 22º posto dos mais valiosos, enquanto o português cai abaixo dos 63 milhões e aparece no 70º lugar – claro que aqui o fator idade de CR pesa mais do que nos restantes (fez em fevereiro 35 anos).

Não deixa de ser irónico que na semana em que a Forbes diz que Ronaldo se tornou o primeiro futebolista bilionário da história o português veja o seu valor comercial descer.

O brasileiro que em janeiro valia 100,4 milhões ocupando o 19º lugar caiu para 34º com um valor de 83 milhões.

 

4 ingleses no top-5

Nem Sancho nem Witzel querem acreditar que o inglês está no pódio | foto Tim Groothuis IMAGO

 

Quem pode sorrir com este ranking são os ingleses. Ainda por cima estamos a falar de jogadores jovens, o que abre a porta a uma seleção de Inglaterra poderosa nos anos que aí vêm.

A completar o pódio logo atrás de Mbappé aparecem Raheem Sterling e Jadon Sancho.

Mais: os quatro futebolistas a seguir ao francês são ingleses (além de Sterling e Sancho aparecem Arnold e Rashford) e o top-10 tem 6 jogadores da Premier League, 2 da Bundelisga (Sancho e Alphonso Davies) e um da La Liga (Griezmann que é 8º).

 

Por posição

Se formos a cada posição:

  • o brasileiro do Man City Ederson (86,8 milhões) é o guarda-redes mais bem cotado
  • Alexander-Arnold del Liverpool (171,1) é o melhor lateral (4º na posição geral)
  • Matthisj de Ligt da Juventus (104,7 milhões) é o central mais valioso
  • e o barcelonista Frenkie de Jong (102,1) é o melhor centrocampista
  • lá na frente só há espaço para Mbappé