Em Istambul, ao terceiro jogo o Besiktas e Sporting procuram os primeiros pontos na Champions.

 

Os turcos são uma equipa de bons jogadores e todos prometem ir a jogo na recepção ao Sporting, mas estão longe de ser uma equipa da dimensão coletiva dos leões.

 

Pjanic e Alex Teixeira

O 4x3x3 contará com um meio campo de grande qualidade individual – Pjanic e Alex Teixeira surgirão como interiores formando o triângulo à frente do médio defensivo, o nosso velho conhecido Souza.

A dinâmica em ataque posicional é ousada pelos posicionamentos altos dos interiores que se juntam tantas vezes ao redor do poderoso Batshuayi, que vê ainda o extremo direito mover-se para dentro, jogando como segundo avançado, entre linhas, enquanto o corredor lateral fica todo ao encargo do ex-Sporting Rosier.

 

Estes jovens turcos chegam para domar o leão?

 

Batshuayi-Coates

Em Organização Defensiva o bloco junta-se em 4x5x1, mas prima mais pela concentração de pernas do que propriamente pela coordenação dos diferentes sectores, mas é sobretudo nos momentos de transição que o Besiktas sofre para ser bem sucedido.

Na saída veloz, sai prejudicado pelo recolher demasiado baixo dos extremos e Batshuayi ver-se-á só contra os defensores leoninos – Coates encostará no momento da perda da bola e o Sporting terá todas as condições para nunca consentir contra ataques.

 

 

Sarabia, Pote e Paulinho

Com uma organização defensiva de excelência e um posicionamento na pressão que deixa três homens na frente – Sarabia, Pote e Paulinho – que beneficiarão no momento do ganho da bola do pouco equilíbrio numérico do Besiktas – laterais sobem e sobram apenas 2 centrais e Souza.

O Sporting não só promete trancar os caminhos para a sua baliza, como ligar contra-ataques.

 

Haller que se faz tarde: uma estreia de sonho (e um pesadelo para o Sporting)

 

Os posicionamentos abertos dos turcos facilitarão as saídas pós recuperação da posse, momento em que Matheus e sobretudo Palhinha tanto impacto têm.

A partida na Turquia promete as dificuldades elevadas do ambiente e dos grandes jogadores como oponentes, mas o Sporting é melhor equipa e sobretudo nos momentos de transição estará preparado para materializar a superioridade no marcador.

 

FC Porto vs AC Milan. O muro do Dragão contra a tradição