Hoje 16h30
Premier League
Man Utd vs Chelsea
2.45 – 3.00 – 2.45

Vamos retirar da equação a liga à parte disputada entre o City e o Liverpool. Aí discutem-se campeões: 1 ponto separa as duas equipas.

No outro mini campeonato, disputado a quatro equipas, o cenário é outro. Aqui discute-se o acesso a milhões. Não que as equipas da Premier League apenas consigam esse valores provenientes da Liga dos Campeões, mas o desejo por competir com os melhores é a recompensa que mais os faz lutar por estes lugares. É o lugar onde todos querem estar.

Tottenham, Chelsea, Arsenal e Manchester United. Quais as duas equipas que irão conseguir completar os restantes lugares do top 4?

Vamos às contas:

1.º Man City 89
2.º Liverpool 88
3.º Tottenham 70
4.º Chelsea 67
5.º Arsenal 66
6.º Man Utd 64

 

Manchester United

Se a equipa de Solskjaer tem somado uma série de resultados menos positivos (duas derrotas consecutivas), a verdade é que o United ainda está na corrida pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões.

Pelo menos o 4º lugar parece nesta altura um posto alcançável já que disputam o próximo jogo em casa com o Chelsea, que nesta altura é 4º com uma diferença pontual de apenas 3 pontos.

Caso vençam, alcançam o Chelsea e apenas ficam por disputar os restantes dois jogos contra o último e antepenúltimo classificado da Premier League, o Huddersfield e o Cardiff, respetivamente.

Podem ainda beneficiar de ser a única formação destes quatro candidatos que já não têm outras competições para se preocupar, pelo que todas as esperanças estão depositadas nestes últimos três jogos, especialmente o do Chelsea.

Ainda assim, terá também que esperar que o Arsenal perca pelo menos um dos seus jogos, já para não falar na diferença de golos, que em caso de empate coloca a equipa do United em inferioridade face aos seus adversários.

Próximos jogos Man United:

28 abril Man Utd vs Chelsea
5 maio Huddersfield vs Man Utd
12 maio Man Utd vs Cardiff

 

 

 

 

Arsenal

Já o Arsenal, apesar de não enfrentar nenhum tubarão, irá ter uma deslocação difícil frente a um Leicester que ocupa neste momento a 10ª posição e que até nem se tem comportado assim tão mal (quatro vitórias, um empate e uma derrota nos últimos 6 encontros).

O problema é que o Arsenal nos últimos jogos tem facilitado…e de que maneira! E o registo fora de casa não é propriamente brilhante (ocupam a 9ª posição).

Últimos dois jogos

Arsenal-Crystal Palace 2-3
Wolverhampton-Arsenal 3-1

A equipa de Unay Emery vem de duas derrotas humilhantes e olhando para a qualidade do Wolves e do Palace, não há razão para acreditar que o Leicester também não possa fazer o mesmo tipo de estragos. E já o provaram em dezembro frente ao City.

 

O City foi ao tapete no boxe day

 

A margem de erro é nula para todas as equipas com ambições de ficarem dentro dos quatro primeiros e o Arsenal não é excepção. Ocupa neste momento o 5º lugar e apenas necessita que o Chelsea escorregue contra o Manchester United. Isto considerando que conseguem a vitória em todos os jogos.

Próximos jogos Arsenal:

28 abril Leicester City vs Arsenal
5 maio Arsenal vs Brighton
12 maio Burnley vs Arsenal

No entanto, ao contrário do United, o Arsenal tem também a Liga Europa para se preocupar, ou seja, outro dos veículos que podem permitir o acesso à Liga dos Campeões, isto em caso de vitória.

Estão agora nas meias e terão como adversários o Valencia. Apesar de serem uma das equipas favoritas à conquista do troféu, o Valencia está também a disputar os lugares de Liga dos Campeões na La Liga e mesmo que o Arsenal passe, poderá ainda ter que enfrentar o Chelsea na final. Nada fácil portanto.

Top 4 na Premier League, Liga Europa, ou os dois? O Arsenal chega a esta fase completamente num limbo.

 

https://www.instagram.com/p/BwsY3R3A8ic/

 

 

 

Chelsea

Já o Chelsea tem tido uma época bastante conturbada mas chega aos últimos três jogos ainda na luta.

Parece impossível mas a verdade é que uma época cheia de altos e baixos chega mesmo para alcançar esta fase ainda com boas possibilidades de ficar nos quatro primeiros.

Com três jogos por disputar já aqui falámos que o jogo contra o United poderá ser decisivo. A questão aqui acaba por ser a mesma que a do Arsenal já que a conquista da Liga Europa também é uma realidade bem alcançável.

Na Premier estão em 4º, com mais 1 ponto que o Arsenal e a 3 dos Spurs. Para além desse jogo do United, recebem ainda o Watford e deslocam-se a Leicester. Jogos difíceis, portanto.

Sarri parece ter já o guia de marcha e talvez queira deixar o clube com um troféu no museu. Mas também não há razão para não apostarem tudo na Premier League já que estão numa posição favorável e caso a consigam manter, a época de Sarri poderá ser mesmo salva.

A ver vamos.

Próximos jogos do Chelsea

28 abril Man United vs Chelsea
5 maio Chelsea vs Watford
12 maio Leicester vs Chelsea

 

 

 

 

Tottenham

O Tottenham acaba por ser a equipa com melhores perspetivas de garantir o top 4.

No 3º lugar e com o Arsenal a 4 pontos, a margem de erro é mais confortável que a dos rivais e a Liga dos Campeões ainda é uma realidade bem presente.

O risco de ficarem fora dos 4 primeiros? Esse é relativo.

O Everton no último jogo do campeonato será o mais complicado, já que a equipa de Marco Silva tem estado bem contra adversários teoricamente mais fortes (1-0 ao Arsenal e 4-0 ao Manchester United).

Já o West Ham e o Bournemouth são jogos à partida mais fáceis para os Spurs, mas na Premier League nunca se sabe.

A vantagem está também do lado do Tottenham quando à diferença de golos, portanto mesmo em caso de empate os homens de Pochettino podem respirar.

A semelhança entre os restantes clubes em disputa pelo 4º lugar acaba por ser a mesma, uma vez que a época tem sido bastante irregular para todos e o ataque ao campeonato cedo se foi dissipando.

A única diferença para a época dos Spurs foi mesmo a campanha brilhante que têm vindo a desenvolver na Liga dos Campeões e, portanto, a possibilidade de fazerem história nesta competição será certamente mais forte do que, por exemplo, a manutenção do 3º lugar.

Próximos jogos Tottenham

27 abril Tottenham vs West Ham
4 maio Bournemouth vs Tottenham
12 maio Tottenham vs Everton

 

 

Recta final do campeonato e uma corrida intensa pelo top 4. É o que se espera!