Vai haver uma terceira prova na UEFA, depois da Liga dos Campeões e da Liga Europa, uma decisão aprovada pelo comité de comptições do organismo europeu.

 

 

A UEFA vai criar uma nova competição de clubes em 2021 (época 2021/22) e assim aumentar a participação de equipas – atualmente são 80 e passam a 96, repartidas pelas três provas.

A Champions mantém as mesmas 32 equipas, mas a Liga Europa será reduzida de 48 para 32 emblemas, reduzindo a fase de grupos.

A ideia será tornar a Liga Europa mais forte – e mais atrativa – e deixar os países mais pequenos (e mais fracos) poderem participar nas provas europeias.

 

 

A nova competição dará privilégio aos jogos vistos na Internet através de plataformas que surgiram nos últimos anos e de transmissões nas redes sociais.

Desde 2008 que a UEFA tem apenas duas competições de clubes, após a extinção da Taça Intertoto, uma competição de início de temporada e que dava, aos vencedores, um lugar na então Taça UEFA. O Braga, em 2008, foi o último vencedor da prova.

Antes disso houve a Taça das Taças, extinta em 1999, que reunia os vencedores das taças dos respetivos países.