27 abril 
Challenger Tallahassee
Noah Rubin vs Tenns Sandgren
1.80 – 1.57

O ano passado fez-se história no Clube de Ténis do Estoril. João Sousa foi o primeiro português a vencer a única prova portuguesa no circuito ATP.

 

https://www.instagram.com/p/Bul7qetHitj/

 

Um ano depois, João Sousa é o 50º do ranking, e prepara-se para defender o surpreendente título conquistado em 2018, frente ao americano Frances Tiafoe. Se João Sousa já era o nome do ténis nacional mais badalado, esta vitória elevou o estatuto do tenista vimaranense para o melhor jogador português de sempre.

Vencedores do Millenium Estoril Open

2015 Richard Gasquet
2016 Nicolas Almagro
2017 Pablo Carreño Busta
2018 João Sousa

Depois de Frederico Gil ter quebrado barreiras ao atingir a final do então Estoril Open, em 2010, João Sousa conseguiu mesmo o que ninguém esperava e a sua vitória em 2018 deu um novo alento a um torneio que todos os anos se esforça para ganhar notoriedade e atrair os melhores jogadores e, por sua vez, mais patrocinadores.

Para o diretor do Millenium Estoril Open, João Zilhão, a conquista do tenista de Guimarães teve um impacto sem precedentes:

“Crescemos em tudo no ano passado e aumentámos de forma brutal o valor mediático em Portugal, de 22 para 37 milhões de euros. Foi um momento inolvidável do desporto nacional. A procura tem sido muito superior à do ano passado” – João Zilhão

O Millenium Estoril Open, sendo uma prova do ATP 250, a mais baixa do circuito, não tem a capacidade de outras como as do ATP 500 ou Masters 1000, já para não falar em Grand Slams.

O valor dos prémios não será talvez o mais apetecível para se conseguir atrair os Federeres, Nadais e Djokovics que andam por aí e, por isso, qualquer motivo que faça suscitar a atenção do evento é bem vindo.

E a vitória de João Sousa, em 2018, trouxe isso. Fez nascer um herói.

«É uma modalidade que também tem heróis. O João Sousa tem sido fundamental para a modalidade enquanto jogador e nós como organizadores queremos continuar a dar saúde a esta prova» João Zilhão

 

https://www.instagram.com/p/BifPZZHjvs1/

 

Ainda assim, o Millenium Estoril Open deste ano terá provavelmente o seu melhor alinhamento de sempre:

Stefanos Tsitsipas 10º
Fabio Fognini 17º
Gael Monfils 19º
David Goffin 22º
Dusan Lajovic 24º
Alex De Minaur 26º
Pablo Carreño-Busta 29º
Frances Tiaofoe 30º
João Sousa 50º

Depois do sul africano Kevin Anderson (6º) ter desistido da prova devido a uma lesão, o jovem grego Stefanos Tsitsipas é agora o primeiro cabeça de série de uma prova que conta com três jogadores no top 20, oito no top 30 e, claro, João Sousa.

 

https://www.instagram.com/p/BueRFpznpBN/

 

Dentro deste lote, incluem-se os wild cards Pablo Carreño Busta, vencedor da prova em 2017 e também David Goffin, anterior número 7 mundial.

A estes dois junta-se também o português Pedro Sousa (107º), que proporcionou, na opinião do diretor João Zilhão, dois dos jogos mais emocionantes na edição de 2018: a vitória frente ao francês Gilles Simon e, posteriormente, o jogo contra João Sousa.

 

 

 

A prova começa já este sábado, dia 27, e prolongar-se-á até ao dia 5 de maio, no piso de terra batida do Clube de Ténis do Estoril e terá o prize money de cerca de 500 mil euros.

Conseguirá João Sousa continuar a fazer história e conquistar novamente a prova que o viu sorrir em 2018, ou irá Tsitsipas vingar-se da eliminação do ano passado e arrecadar o prémio?

Vamos aguardar. Até lá…que comecem as raquetadas!