Montanha-russa. Tontura. Vertigem. Arranha-céus. Elevador. Independentemente do nome que se lhe possa dar, metáforas em barda ou nem tanto, nunca é fácil lidar com o sobe-e-desce que é a fuga à despromoção.

A Bundesliga, nesse capítulo, tem ainda muito por resolver agora que estão concluídas trinta jornadas, que é igual a dizer que faltam quatro jornadas para o seu término.

Comecemos por aqueles para quem o precipício parece formar-se de forma irremediável. O Paderborn 07, lanterna vermelha e um nome apetecível para inúmeros trocadilhos, soma apenas 20 pontos, quatro vitórias e está já a cinco do penúltimo classificado, o Werder Bremen. Curiosamente, quem é que se enfrenta na próxima jornada?

Pois é, nem mais nem menos do que estas duas equipas que aqui mencionamos. Ora, é determinante que a equipa que, no ano passado, ficou em segundo lugar na Bundesliga 2, vença o encontro, para ainda sonhar. São 12 pontos em jogo e a turma de Steffen Baumgart está já oito pontos do antepenúltimo classificado (Fortuna Düsseldorf), que é um posto – atenção a este detalhe – que não a afasta da despromoção, uma vez que o 16º lugar dá acesso ao playoff de despromoção (para uns e de promoção para outros) disputado com o 3º lugar da Bundesliga 2, numa eliminatória a duas mãos.

Segunda-feira, 8 Junho 19h30
Alemanha – 2.Bundesliga
Hamburgo vs Holstein Kiel
1,50 – 3,75 – 4,35

 

De relembrar que o ano passado o elo mais fraco Union Berlim venceu o Estugarda e subiu, pela primeira vez, à Bundesliga.

Portanto, Paderborn, corram rapazes. E a esperança é real, uma vez que uma das suas quatro vitórias é precisamente no terreno do Bremen, por 0-1. Depois disso, vão a Berlim jogar com o Union, onde também se jogará muito nesta luta onde ninguém se quer afogar. E terminam a Bundesliga com uma recepção ao ao Gladbach e um jogo fora diante do Frankfurt (outra das equipas diante de quem somaram três pontos).

Seria uma salvação histórica, mas a perspectiva real de um final feliz para o Paderborn está bem distante.

Um lugar acima, com 25 pontos, temos o histórico Werder Bremen – que, recordemos, foi campeão em 2003/04, vice-campeão em 2005/06 e em 2007/08, ganhou a DFB-Pokal em 2008/2009 e foi à final da Taça UEFA nesse mesmo ano. Mas as últimas duas jornadas foram bastante significativas para o núcleo de jogadores de Florian Kohfeldt que obteve duas derrotas caseira – uma delas diante do Frankfurt (0-3) e outra diante do Wolfsburgo (0-1; golo sofrido aos 82 minutos).

Em nenhum dos jogos, o Bremen conseguiu ser afirmativo, conseguiu dizer estamos aqui para ganhar, naquela típica fome de últimos classificados que reserva, para as derradeiras jornadas, esforços épicos e resultados, por vezes, surpreendentes.

Embora só esteja a três pontos do Fortuna, a seis do Mainz (15º) e a sete do Union Berlim (14º) e do Augsburgo (13º), a vida não se afigura fácil, sobretudo pela falta de poder ofensivo e de vontade de superação apresentada nos últimos jogos – e convenhamos que podiam estar bem pior não fossem as vitórias diante do Schalke 04 e do Friburgo, bem como do empate diante do Gladbach, tudo resultados já referentes a este regresso de campeonato.

Jogam com o Paderborn fora, recebem o Bayern, deslocam-se a Mainz e concluem, em casa, com o Colónia. Se em quatro destas jornadas somarem três triunfos provavelmente estão salvos, nem que tenham que ir ao playoff.

As outras três equipas em risco sério são, de facto, o Fortuna, o Mainz, o Union Berlim e o Augsburgo – o Mainz tem mais três pontos que o Fortuna, mais seis que o Bremen e onze que o Paderborn; o Union tem mais um ponto que o Mainz, tal como o Augsburgo; e o Colónia e o Frankfurt, ambas com 35 pontos não estavam livres de susto, mas basta não deitarem tudo a perder para estarem a salvo.

O Union talvez seja aquela que tem um calendário mais tranquilo uma vez que evita os grandes tubarões da classificação e recebe o Paderborn e o Fortuna (este na derradeira jornada), com deslocações ao Colónia e ao Hoffenheim pelo meio, que podem dar pontos.

Terça-feira, 9 Junho 17h30
Alemanha – 2.Bundesliga
Dresden vs Furth
2,70 – 3,20 – 2,10

O Mainz tem a tarefa complicado de se deslocar na 32ª e 34ª etapa, a Dortmund e a Leverkusen, respectivamente. O que poderá bem significar duas derrotas. Ao mesmo tempo recebe dois adversários directos nesta corrida: Augsburgo e Bremen. Esperemos para ver.

O Augsburgo defronta o Mainz e o Fortuna fora de portas e o Hoffenheim e o Leipzig em casa, o que também não é um calendário muito simpático. E o Fortuna – a terceira equipa com mais empates na liga, conta 10, apenas atrás de Schalke e Leipzig – pode bem ser prejudicado pelas duas próximas jornadas, em que encontra o Dortmund em casa e o Leipzig fora.

Sexta-feira, 12 Junho 19h30
Alemanha – 1.Bundesliga
Hoffenheim vs RB Leipzig
5,80 – 4,80 – 1,44

Isto é: quando chegar à 33ª jornada (quando acolhe o Ausgburgo) e à 34ª (onde se desloca ao terreno do Union) pode já ser tarde demais.

Para fazer o sentido oposto, ou seja, chegar à Bundesliga, há alguns candidatos que dificilmente perderão esse lugar. Sobretudo o Arminia Bielefeld que lidera a Bundesliga 2 com 57 pontos, mais cinco (e um jogo a menos) que o Estugarda, que ocupa o segundo posto. Em terceiro, e também com um jogo a menos – defronta o Holstein Kiel hoje às 19h30 – está o Hamburgo.

Na luta estão ainda o Heidenheim 1846 (com 48 pontos), o Darmstadt 98 (com 43) e o Hannover 96 que, se vencer o jogo que tem a menos, sobe ao sexto lugar da classificação com 42 pontos. Estimado leitor, os elevadores andam ocupados no futebol alemão. Resta saber quem sai no rooftop. E na garagem, claro.