Regressa a Bundesliga e os motores voltam a aquecer. O Bayern parte na frente, favorito e com mais 4 pontos que o segundo, o irregular Dortmund. Logo atrás o Leipzig à espreita de uma oportunidade nestas 9 jornadas que faltam até final.

A chegada de Hans Flick ao Bayern trouxe o crescimento tático e o potenciar do individual que a equipa bávara precisava.

Aquela que é provavelmente a melhor equipa a construir os seus lances ofensivos da actualidade no futebol mundial, beneficia da qualidade incrível de Kimmich, Alaba e Thiago que na primeira fase ofensiva descobrem a preceito os colegas mais adiantados em todo o tipo de espaços – seja entre linhas, seja nas costas das últimas linhas adversárias.

Domingo 17h00
1.Bundesliga

Union Berlim vs Bayern Munique
12,25 – 6,25 – 1,20

A uma construção que permite chegada perigosa ao último terço em cada posse, alia a presença de Coutinho e Gnabry em zonas de criação onde Muller e Lewandowski também surgem, antes de se moverem para próxima das balizas adversárias. Ofensivamente é tremendamente poderosa e ainda com bola prepara momento da perda.

Saiu para a pausa forçada pela pandemia como não apenas a melhor equipa da Alemanha, mas quem sabe, até da Europa.

 

Dortmund a 4 pontos

Arranca a quatro pontos de distância da liderança, o Dortmund de Lucien Favre. Apesar da qualidade individual extraordinária, a teBorussia Dortmund vs Schalkemporada tem sido irregular.

A organização em 3x4x3 com bola, que se transforma em 5x2x3 quando a perde, e em 5x4x1 quando defende mais baixo da equipa de Favre, corresponde a uma nova tendência táctica na Europa com sistemas a três centrais, e três jogadores na frente, precisamente para condicionar a construção adversária.

JOGO DA SEMANA
Sábado 14h30

Borussia Dortmund vs Schalke
1,48 – 4,35 – 5,80

Sancho, Hazard e Haaland são o trio ofensivo que se complementa – Velocidade de passada e de Execução permitem aproveitar os espaços maioritariamente em Transição Ofensiva, e é muito pelo critério e qualidade técnica de Witsel e Emre Çan que em ataque posicional consegue aproveitar as muitas linhas de passe que cria.

Nagelsmann a marcar terreno

A um ponto do Dortmund parte o Leipzig de Nagelsmann. A equipa do “baby Mourinho” é a mais camaleónica de toda a Liga, e quem sabe Europa. Nageslman muda as agulhas táticas a cada partida, promovendo encaixe na construção adversária, preparando a asfixiante pressão habitual nas equipas que dirige.

A forma como se adapta e promove dificuldades inesperadas a cada adversário é o ponto mais difícil de contrapor por quem defronta o Leipzig.

Sábado 14h30
RB Leipzig vs Friburgo
1,28 – 5,40 – 8,75

Timo Werner, Sabitzer e Patrick Schick são jogadores de eficiência tremenda no último terço, com argumentos na finalização mesmo que em difíceis condições, e aproveitam com enorme eficácia a criação colectiva, onde Upamecano, o jovem central francês e Dani Olmo demonstram potencial para assumir protagonismo e marcar uma era a nível europeu.

Com capacidade para enganar opositores e vencer em cada jogo, o Leipzig tem argumentos para subir ainda na tabela.