Nagelsmann começou a carreira de treinador cedo devido a uma lesão que encerrou a sua aspiração como jogador aos 20 anos.
A partir daí foi só bater recordes (a idade prematura e os bons resultados deram-lhe a alcunha de Baby Mourinho).
Julian Nagelsmann tornou-se o mais jovem treinador da história da Bundesliga, quando substituiu Huub Stevens noHoffenheim em fevereiro de 2016.
Tinha 28 anos.
Pegou no Hoffenheim na zona de descida, mas Nagelsmann salvou a equipa de Sinsheim da descida.
Na época seguinte o Hoffenheim qualificou-se pela primeira vez para a Liga dos Campẽoes.
Que tal?
Do Leipzig para o Bayern (por 40 milhões)
Depois deste brilharete, Nagelsmann foi para outro brilharete: pegou no RB Leipzig e levou o clube à primeira meia-final da Champions.
Com o Leipzig disputa agora com o Bayern o título da Bundesliga. Não deu e os bávaros levaram a melhor, mas agora jogaram a derradeira cartada.
Flick está com um pé fora do Bayern e a equipa de Munique já lançou o anzol a Nagelsmann.
A febre pelo Baby Mourinho é tão grande que o clube está disposto a pagar 40 milhões para desvincular o treinador do Leipzig.
Ao contrário da maioria dos técnicos na Alemanha, Nagelsmann não tem cláusula de rescisão e tem contrato com o Leipzig até 2023.
2 milhões por Kovac em 2019
O máximo que o Bayern havia pagado por um treinador tinha sido 3 milhões ao Eintracht Frankfurt em 2019 – pela contratação de Niko Kovac.
Seria precisamente Kovac a abrir a porta à entrada de Flick em novembro de 2019.
Oficial: Julian Nagelsmann vai ser o treinador do Bayern na próxima temporada
A escola alemã
Nagelsmann é o primeiro nome da lista.
Mas Marco Rose e Adi Hütter, dois treinadores de pendor ofensivo, já fizeram despertar o interesse.
Em Inglaterra, Thomas Tuchel está a deixar todos entusiasmados no Chelsea e é difícil que saia a meio do projeto que agora iniciou em Stamford Bridge.
O mesmo se passa com Klopp.
O técnico do Liverpool terá nova época para provar que o atual desastre é apenas momentaneo – depois as heróicas conquistas da Premier League, Champions e Mundial de Clubes.
Outro nome da escola alemã é o do Ajax Erik ten Hag, que viu o seu nome ligado às pretensões do Bayern.
Além de falar alemão, Hag já passou pela Equipa B do Bayern entre 2013 e 2015.
Porquê Nagelsmann?
Nagelsmann é um mestre da estratégia.
O alemão cria variações constantes do próprio sistema, alternando posicionamentos ao longo dos próprios jogos, com intuito de confundir posicionamento e estratégia adversária.
Ora linha a cinco na rectaguarda, ora a quatro. Saída a três ou a dois, sempre a requerer concentração máxima aos seus adversários se a ideia é condicionar o jogo desde bem cedo.
Perante uma equipa forte sob todos os factores de rendimento – Técnico – Físico e Táctico, os adversários aprensentam-se num bloco mais baixo e menos dominador na partida.