Cuca e o Atlético têm em comum terem rompido com o improvável: em 2013, embalado pelo cântico “Eu Acredito”, o clube conseguiu o inédito título da Taça Libertadores.

Cuca voltou agora ao Atlético, menos de um mês depois de conduzir outro improvável Santos a uma final de Libertadores em janeiro (perdida para o Palmeiras de Abel).

Mas Cuca viu o seu nome rejeitao por larga maioria. Agora é campeão do Brasil – quebrando um jejum de 50 anos do Atlético.

 

 

Anos difíceis

Com Cuca, o Atlético alcançou 15 vitórias seguidas na liderança – um recorde histórico na competição. Fez, também, a melhor primeira volta.

Até Cuca vencer a Libertadores, o Atlético vivia no atual século os seus os anos mais difíceis: de 2001 a 2013 conquistou somente três estaduais (2007, 2010 e 2013) e ainda desceu à Série B em 2005, enquanto o rival Cruzeiro somava conquistas.

Hoje tudo se inverteu – o Cruzeiro está na Série B e o Atlético é campeão.

 

 

Segundo título da história

Depois de 50 anos de história, o Atlético conquistou novamente o Brasileirão, o segundo da história do clube.

Com uma campanha histórica, a equipa mineira chegou à conquista do título com a vitóri desta quinta-feira sobre o Bahia por 2-3.

A perder 2-0, os futuros campeões deram a volta com um golo de hulk  e dois de Keno.

Rebentou a festa.

“Sou um torcedor também, não só jogador. Temos que festejar, 50 anos é muita coisa. Lutamos bastante, agora é só festejar” Keno

 

 

O 5º melhor registo

Com 81 pontos, 25 vitórias em 36 duelos, o Atlético já não pode ser alcançado pelo Flamengo (tem 70 pontos) – com 9 pontos em disputa.

possíveis para conquistar até o fim da competição.

Estes 81 pontos deixa os atleticanos à frente de 10 dos outros 15 campeões brasileiros na era dos pontos corridos com 20 clubes.

 

 

E mesmo assim pode passar 4 desses 5: apenas o Cruzeiro de 2014 (80), o Corinthians de 2015 (81), o Palmeiras de 2016 e de 2018 (ambos 80) e o Flamengo de 2019 (90) somaram mais pontos.

Só os flamenguistas não podem ser superados pelo Atlético – que ainda tem mais seis pontos a disputar.

 

Hulk, uma foto com história – um título para a história

 

Reencontro com adeptos

O Atlético já campeão reencontra os adeptos no Mineirão no domingo frente ao RB Bragantino.

Jogar em casa foi um fator decisivo para os atleticanos – a atual série de 15 vitórias consecutivas é um recorde histórico no Brasil.

 

 

Fora de casa o Atlético tem também o melhor aproveitamento: com 56% dos pontos conquistados.

 

Hulk, Hulk, Hulk

Cuca tem a defesa menos batida da competição, com 27 golos sofridos –  e um ataque poderoso, que conta o goleador do campeonato: Hulk (aos 35 anos leva 18 golos).

Hulk é também o goleador da equipa esta época – com 33 golos e uma das principais esperanças para a luta por mais um título.

Nos dias 12 e 15 de dezembro, a equipa mineira terá a final da Copa do Brasil, contra o Athletico.