Daniele De Rossi ou “Il Principe” tem 36 anos, 18 foi a representar a Roma (meia vida portanto), mais concretamente 616 jogos e 63 golos.
Melhor que ele apenas Francesco Totti, com 786 jogos e 307 golos. A despedida de De Rossi no passado dia 14 de julho foi quase tão emocionante como a de Totti há um ano, a 28 de maio.
Sábado 00h00
Superliga argentina
Argentino Juniors vs Boca Juniors
2.80 – 2.85 – 2.45
A diferença é que De Rossi tinha ainda um sonho por cumprir. Terminou o vínculo com a Roma no fim desta temporada mas firmou outro com o Boca Juniors, clube que admira desde criança.
Representou a selecção italiana em 117 encontros e ganhou um título de campeão do mundo em 2006, ao vencer França nos penaltis.
- Medalha de bronze com a selecção Olímpica em 2004 em Atenas
- Campeão do Campeonato Europeu Sub-21
- Campeão do mundo em 2006
- Vice-campeão europeu em 2012
Rossi que chegou um miúdo e tornou-se um homem no clube italiano, e foi considerado por muitos como um dos melhores médios da Europa.
A sua caminhada em Itália terminou a 26 de Maio, na partida contra o Parma, no último jogo da temporada.
«Chegou como um fã, sai como uma lenda” Francesco Totti»
Almost 18 years after a fresh-faced local teenager named Daniele De Rossi made his #ASRoma debut against Anderlecht, the 35-year-old club captain will pull on the Giallorossi shirt for the final time against Parma.
It will be the end of an era.
— AS Roma English (@ASRomaEN) May 14, 2019
Foi uma despedida muito emotiva, todos ficaram meio “abananados”, desde a equipa técnica, jogadores, adeptos, o adeus do jogador italiano não passou despercebido a ninguém, uma choradeira, melhor dizendo.
De Rossi, despediu-se de todos no fim do encontro com uma volta pelo estádio acompanhado de familiares e amigos.
Como era de prever, teve direito a uma enorme ovação e foi aplaudido de pé pelos mais de 60 mil adeptos nas bancadas.
No fim fez questão de repetir aquilo que já todos sabiam, que a Roma é o seu clube do coração e que fará questão de assistir a muitos jogos dos seus companheiros nas bancadas.
A Francesco Totti (mais outra lenda), esteve presente e entregou-lhe uma placa comemorativa, como homenagem pela meia vida passada em Roma.
“Durante 18 anos Daniele foi o coração da Roma. Sempre representou os aficionados romanistas no campo com orgulho, afirmando-se como um dos melhor médios da Europa”, James Pallotta, presidente do clube.
Mas o médio quis deixar bem claro, que o caminho de bola no pé ainda não tinha terminado e que se sente mais que apto para continuar a jogar futebol. Assim será. A vontade tem muita força e um Rossi é sempre um Rossi, na Europa ou noutro continente qualquer.
«Eu ainda quero jogar futebol, serua injusto para mim se decidisse parar agora» De Rossi
https://twitter.com/OfficialASRoma/status/1153930312973541376?s=20
Depois do interesse de vários clubes no italiano, entre eles, Fiorentina, Milan, Los Angeles FC, o craque italiano seguiu o coração e rumou à Argentina para assinar com o Boca Juniors por uma temporada.
«O meu coração é da Roma, mas gosto muitíssimo do Boca. Comecei a ver o Boca quando era pequeno, pelo Maradona e pelo estádio. Apaixonei-me pela Bombonera e pela claque, fazem-me chorar»
“Desde que era niño, Boca Juniors me ha fascinado. Jugar ahí sería una experiencia fascinante", declaró en 2015. Hoy, 4 años después, y pese a tener otros ofrecimientos en Europa, consumó su llegada al gigante argentino. DE ROSSI. pic.twitter.com/78bG84AKKJ
— Invictos (@InvictosSomos) July 26, 2019
E assim Rossi chega à Argentina no meio de uma grande euforia e excitação para um novo desafio profissional, pela frente terá uma Copa dos Libertadores e um campeonato argentino que tem inicio já esta segunda feira.
De Rossi leaving the clinic after completing his medical #BenvenutoDaniele
🎥@Tato_Aguilera pic.twitter.com/OBUY1Gd6N4
— Boca in English | Podcast (@CABJ_English) July 25, 2019
Depois da chegada ao aeroporto, seguiram-se os habituais exames médicos e e o médio não perdeu tempo.
Foi de imediato conhecer a sua nova casa e participar num treino da equipa.
Salvio, o ex-Benfica, também contratado neste mercado de transferências, foi a primeira vítima do italiano. Toto sofreu de uma entrada mais “pesadota” durante uma jogada, obviamente que seguida de um pedido de desculpas.
De Rossi só terá estreia marcada nos relvados lá para meio de Agosto, mas a sua apresentação aos adeptos está marcada para esta segunda feira (00h00), dia em que também se dá o pontapé de saída no campeonato argentino.
Depois de 18 anos a jogar no clube do seu coração, o italiano voltou a escolher uma equipa que sempre simpatizou, em prol de propostas milionárias.
Este tipo de decisões não é para todos, não, não.
Buona fortuna ragazzo
¡Ya está en La Boca! pic.twitter.com/h2G3PPrRBi
— Boca Jrs. Oficial (@BocaJrsOficial) July 25, 2019
🔜✍
Roma legend Daniele De Rossi is set to sign with Boca 💙💛 pic.twitter.com/07lyyKH5Bk
— GOAL (@goal) July 25, 2019