Hoje não é só dia de decisões para Benfica (uma vitória dará a qualificação a Jorge Jesus) e Braga (o empate deixará muito contente Carlos Carvalhal).

O Arsenal está quase com um pé nos 16 avos de final da Liga Europa e o Granada tem de bater o pé ao PSV para seguir em frente.

A deslocação do Villarreal à Turquia para defrontar o Sivasspor será também uma oportunidade final para os turcos entrarem nas contas do apuramento.

Já quase apurados, mas um duelo que será intenso, o Estrela Vermelha terá oportunidade de desafiar a liderança do Hoffenheim.

 

Grupo A

A recepção da AS Roma ao Young Boys deverá confirmar a vitória no grupo da equipa de Paulo Fonseca.

Os romanos deverão surgir em campo mantendo a nova organização táctica com três centrais, e três avançados em espaço interior – Borja Mayoral, Pellegrini e Carlos Perez deverão sentenciar o grupo.

AS Roma vs Young Boys 20h00

 

Grupo B

Ao Arsenal bastará o empate para garantir o primeiro lugar depois de quatro vitórias em outros tantos jogos.

Arteta deverá alterar taticamente a equipa, desenhando um 442, ainda assim com velocidade e definição na frente – Lacazette, Pepe, Reiss Nelson e Nketiah deverão criar em quantidade suficiente para bater o Rapid Vienna.

Arsenal vs Rapid Viena 20h00

 

Grupo C

A recepção do Nice ao Leverkusen é o jogo grande da jornada.

Os alemães levam mais seis pontos que a equipa francesa mas nem por isso deverão abrandar.

Contra o talento de Rony Lopes que surgirá entre linhas alemãs, o Leverkusen responderá com a presença fulminante de Lucas Alario, avançado centro que vem materializando em eficácia o bom jogo colectivo da equipa de Peter Bosz.

Nice vs Bayer Leverkusen 20h00

 

Grupo D

É o grupo de um Benfica que precisará de vencer para carimbar apuramento.

Perante um Lech com um nível individual bastante inferior aos encarnados, o regresso de Darwin para acompanhar o alemão Luca deverá ser a pedra de toque que transforme o futebol ofensivo dos encarnados em números.

A elevada superioridade faz crer num Benfica dominador e goleador, numa partida que poderá ser importante também para estabilizar a dupla defensiva dos encarnados, enquanto na outra partida do grupo o Rangers em casa não deixará de bater um Standard muito longe de tempos de outrora em que foi uma equipa competitiva.

Benfica vs Lech Poznan 20h00

 

Grupo E

A recepção do Granada ao PSV é outro dos jogos grandes. Primeiro e segundo defrontam-se com os espanhóis a pretenderem a vitória para garantir vitória no grupo.

O 4x3x3 do espanhol Diego Martinez tem na verticalidade dos venezuelanos – Herrera, médio centro, e Marchis, extremo – uma poderosa arma ofensiva,.

Do outro lado o PSV em 4x4x2 não tem o rigor posicional, nem o talento individual de tempos idos e terá naturais dificuldades para suster ímpeto da equipa espanhola.

Granada vs PSV 20h00

 

Grupo F

O Alkmaar vs Naṕoles é uma autêntica final, com os holandeses a precisarem de triunfar para ultrapassar os transalpinos.

O futebol ofensivo, veloz e excitante do AZ encontrará a poderosa organização tática da equipa de Gattuso.

O Nápoles em 4x4x2 no momento defensivo fecha todos os caminhos para a sua baliza, e guarda na velocidade e criatividade dos homens da frente poderosa arma para bater o AZ em contra ataque.

Mertens e Petagna serão setas apontadas à baliza do holandês Marco Bizot.

AZ Alkmaar vs Nápoles 20h00

 

Grupo G

Na Grécia, o Braga deslocar-se-á ao terreno do AEK precisando de um ponto para selar apuramento – caso o Leicester confirme na Rússia perante o Zorya o seu favoritismo – numa partida de grande competitividade.

Um confronto entre linhas defensivas organizadas a 5.

O 3x4x3 do Braga terá a particularidade de ter os três da frente – Horta-Paulinho-Iuri – a encaixar na saída a três do AEK e tacticamente tal poderá perfeitamente ser o factor-chave para que a pressão bem conseguida dos arsenalistas logo na primeira fase mude as agulhas do jogo para a equipa de Carvalhal.

Com a definição do seu tiro da frente, o Braga não precisará de excessivas oportunidades para castigar o bem organizado AEK.

AEK vs Braga 17h55

 

Grupo H

O AC Milan terá um confronto sempre histórico perante os escoceses do Celtic.

Stefano Pioli deverá recorrer a segundas linhas, contando ainda assim com a velocidade de Diogo Dalot em todo o corredor direito, a capacidade para pensar o jogo do médio Tonali e a definição de Brahim Diaz e Rebic na frente de ataque.

Contando com um Celtic organizado em 5x3x2 que trará dificuldades sobretudo pela sua densa organização defensiva, mas sem a capacidade de outros tempos para poder incomodar com bola.

AC Milan vs Celtic 17h55

 

Grupo I

A deslocação do Villarreal à Turquia para defrontar o Sivasspor será uma oportunidade final para que os turcos possam entrar nas contas do apuramento.

O 442 do Sivasspor terá em Claudemir, ex-Braga, um elemento de grande suporte ao jogo ofensivo, pela forma como se posiciona em cobertura, preparando transição defensiva.

Unay Emery, já se sabe é um especialista em provas a eliminar e o Villarreal não deverá surgir na Turquia sem o habitual plano de jogo e figuras maiores.

Sivasspor vs Villarreal 17h55

 

Grupo J

Mourinho levará o seu Tottenham, líder da Premier League até à Austria, onde não poderá perder para manter o LASK à distância.

Gareth Bale, Dele Alli e Lucas Moura terão oportunidade de mostrar poderem entrar nas contas da equipa londrina, explorando a preceito os espaços que o LASK oferecerá aos contra ataques de um Tottenham bem fechado em 4x4x2 na sua organização defensiva.

LASK Linz vs Tottenham 17h55

 

Grupo K

Tudo permanece por decidir e a viagem do Dínamo Zagreb até à Holanda para defrontar o Feyenoord deverá trazer emoção e muita capacidade criativa.

Confronto entre duas equipas de matriz ofensiva, com talento na frente de ataque.

O confronto Steven Berghuis contra Bruno Petkovic, o croata de ascendência brasileira, será o ponto alto da noite na Holanda, enquanto no outro jogo do grupo, o CSKA de Moscovo com o talento croata de Vlasic partindo da posição 10, empurrará o Wolfsberger para trás, procurando desbloquear espaços no 4x4x2 dos austríacos.

Feyenoord vs Dínamo Zagreb 17h55

 

Grupo L

O Estrela Vermelha terá oportunidade de desafiar a liderança do Hoffenheim, num confronto entre duas equipas praticamente apuradas.

Confronto entre dois sistemas com três centrais, com Kramaric do lado alemão e o italiano Falcinelli do lado dos sérvios a procurarem materializar em golos as saídas ofensivas de cada conjunto.

Estrela Vermelha vs Hoffenheim 17h55