Corremos a pente fino as 5 Big Five Ligas da Europa (deixámos Portugal para sexto) e escolhemos os melhores jogadores de cada campeonato – avisamos que não há nada melhor do que isto.
Começamos pela Alemanha e no que a Bundesliga tem para oferecer ao mundo (e é muita qualidade). A concorrência é tanta que deixámos de de fora Müller, Coutinho, Hummels, Thuram, Thorgan Hazard ou Diaby. Este é o nosso top-10 da melhor liga alemã.
10. Marcel Sabitzer (RB Leipzig)
O Austríaco de 26 anos é a peça de “relojoaria” que faz a máquina de Nageslmann poder assumir-se como uma “obra camaleónica”.
Como médio interior e por vezes até como o mais recuado do meio campo, tem um acerto elevadíssimo em posse, capaz de colocar sempre uma tensão importante na bola fazendo-a chegar ao destino quebrando linhas, viajando por baixo ou por cima, recupera bolas por intercepção ou por duelo, decisivas no pressing do Leipzig e ainda surge no último terço a finalizar a um nível de excelência como poucos outros médios no futebol mundial.
9. Kai Havertz (Bayer Leverkusen)
Aos 20 anos já é uma das figuras maiores da Bundesliga e garantidamente que subirá mais patamares de forma progressiva. O gigante de Leverkusen transpira elegância e qualidade no trato da bola. Nas costas do avançado centro, ou mais recentemente como homem mais avançado com liberdade para se mover em todos os espaços intersectoriais, Havertz é um prodígio pela forma eficiente como executa em todos os espaços.
No último passe ou a finalizar, com qualidades físicas impressionantes, e criatividade expressa nas decisões rápidas e não adivinháveis, brevemente estará a caminho das melhores equipas mundiais.
8. Timo Werner (RB Leipzig)
Aos 24 anos o avançado centro do Leipzig está no topo das suas capacidades e vem realizando uma Bundesliga de nível tremendo. Habilidade motora impressionante, é também pela inteligência com que antecipa cenários e qualidade da sua execução que dinamita as grandes áreas adversárias.
De finalização extremamente fácil, Werner tem o condão de transformar em golo cada remate, a uma eficácia soberba. São 27 os golos na presente temporada, e ainda as possibilidades que oferta ao jogar do Leipzig pois também é um jogador capaz em zonas de criação de ajudar a equipa a chegar ao último terço pela forma como se associa. Mostra-se, recebe, entrega, tabela e ainda surge para finalizar. Um avançado completo.
7. David Alaba (Bayern Munique)
Aos 27 anos deslocou-se para a posição de defesa central e prova que a altura (tem 180) pode ser irrelevante se inserido na equipa adequada. Alaba é provavelmente o melhor defesa central do Mundo com bola. A qualidade que empresta ao início dos ataques do Bayern é inacreditável.
Sem se precipitar, progride, liga por baixo para o espaço entrelinhas e por cima rasgando duas linhas, mas sempre com critério dando bolas com conta, peso e medida para que os colegas criem ou finalizem. Velocidade de aceleração que lhe permite controlar ainda de forma mais tranquila as transições ofensivas adversárias, o número dez na selecção da Austria é seguramente um dos melhores defesas centrais do futebol mundial na actualidade. Um regalo.
6. Erling Haaland (Borussia Dortmund)
Leva 41 golos na presente temporada – Ao serviço do Salzburg e do Dortmund desde Janeiro. Aos dezanove anos já é um dos mais mortíferos pontas de lança da actualidade. O gigante norueguês (194m) impressiona pela qualidade com que finaliza. Do seu pé esquerdo a bola atinge velocidades inacreditáveis e impossíveis de parar pelos guardiões adversários.
Contudo, não é somente na arte de atirar à baliza que mostra argumentos. Agilidade invulgar para quem tem tamanha morfologia, não executa de forma lenta, roda com motricidade e ainda abre o passo e chega de forma velocíssima. A sua cadência da passada associada à agressividade que coloca em cada acção, são traços de um animal competitivo com capacidades físicas tremendas. Tem condições para ser o ponta de lança número 1 do Futebol Mundial.
5. Joshua Kimmich (Bayern Munique)
De todos os jogadores do futebol mundial com capacidade para fazer mais de uma posição, Kimmich é o número um. Como Central, Lateral ou no seu habitual lugar ao lado de Thiago no meio campo do Bayern, a qualidade do seu jogo é estratosférica. Ninguém vê tão longe sob pressão quanto o alemão do Bayern, que encontra sempre soluções para sair dos espaços curtos, com uma eficácia tremenda.
Assumindo o jogo em construção onde faz uso de um critério e nível técnico soberbo – Capaz de assumir passe com ambos os pés e igual eficácia, fechando os espaços seja partindo da posição de última linha, ou como médio defensivo que equilibra a equipa, faz uso da perfeição como interpreta cada momento do jogo para simplificar cada situação de jogo, aproximando a sua equipa do sucesso. Seja nos momentos defensivos, seja nos ofensivos, é invulgar a competência que demonstra de forma tão regular em todas as acções, fases e momentos.
4. Jadon Sancho (Borussia Dortmund)
Aos vinte anos é já o terceiro melhor marcador da Bundesliga com 14 golos, mesmo partindo de uma posição mais recuada. Oscila entre o corredor lateral e o central no apoio ao avançado centro, e nos momentos em que o Dortmund recupera a posse, é um verdadeiro martírio para as defensivas adversárias.
Qualidade tremenda na condução para quem o faz a tamanha velocidade, eficiência no gesto e eficácia na hora de finalizar. Sancho é um desequilibrador notável que precisa apenas de breves instantes com bola para num recorte individual decidir o desfecho de toda uma partida. Ou desequilibrando e oferecendo, ou saindo para a finalização. Velocidade supersónica, qualidade técnica e acerto invulgar para quem executa tão rápido, Sancho é mais um jovem candidato a dominar o mundo na próxima década.
3. Serge Gnabry (Bayern Munique)
Golos, Golos e mais Golos. Gnabry parte dos espaços exteriores onde maioritariamente se posiciona para receber a bola. A velocidade e qualidade de execução do seu drible contorna opositores de forma sistemática enquanto se vai enquadrando com as balizas adversárias para atirar a contar.
Na Bundesliga ou na Champions League, o impacto que tem no jogo após cada bola que lhe chega as botas é inacreditável. A mover-se para receber nas costas, na recepção orientada para a meta e na execução estonteante, não parece ter igual, e cada bola que recebe é uma dor de cabeça para opositores que o encontram sistematicamente a criar ou finalizar ou que o próprio cria, através de uma progressão veloz. É o desequilibrador número 1 da Bundesliga, porque tem impacto semelhante em todos os momentos ofensivos.
2. Lewandowski (Bayern Munique)
A concorrência aperta na Bundesliga, mas o ponta de lança polaco aos trinta e um anos, ainda é o número um da sua posição. Na Alemanha, e no mundo. Quarenta golos, dos quais onze na edição da Champions League… em 6 jogos, e 26 em 24 jogos da Bundesliga é uma marca incrível de quem tem recursos técnicos e motores inigualáveis.
A qualidade do seu jogo é incomparável, pois à tremenda capacidade goleadora, alia um nível técnico e cognitivo soberbo que lhe permite participar também no processo de criação, criando condições para a equipa chegar ao último terço com bola limpa, ganhando espaços para que os colegas da frente também surjam em situação de finalizar. Lewa é o número um e tal só é possível porque os seus recursos técnicos – físicos e tácticos são inesgotáveis.
1. Thiago Alcãntara (Bayern Munique)
Aos vinte e nove anos o génio deslumbra de novo o Mundo do Futebol. Encontrou o seu espaço mais próximo da linha defensiva, onde assume muito do protagonismo ofensivo do Bayern. É impossível de pressionar pelas soluções individuais que sempre encontra para sair em drible, ora girando e saindo pelo lado oposto da pressão, ora simulando e driblando contenção.
É uma fonte de desequilíbrios logo na primeira fase do jogo e um dos grandes responsáveis pelo nível tremendo a que o Bayern se encontra. Tecnicamente talvez apenas Messi o consiga suplantar, e hoje que não se ressente fisicamente ver Thiago jogar é puro prazer. Em condução, na forma como recebe cada bola e como liga o jogo com as zonas de criação, ou como aparece saindo de trás para o último terço, sempre com soluções criativas, Alcantara é o número um.